Estudantes de Medicina

Como funciona um estetoscópio

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona um estetoscópio

Com certeza que cada vez que vai ao médico para uma revisão completa, ele usará seu estetoscópio, o aparelho que se coloca nos ouvidos e que usa para escutar as palpitações, bem como para poder avaliar o estado dos seus pulmões. É um aparelho médico essencial para poder diagnosticar algumas das condições mais comuns que podemos sofrer como resfriados, congestão, gripe, etc.

O nome deste aparelho vem do grego, onde a palavra "estetos" significa "peito" e "escopé" se refere ao ato de "observar", portanto, trata-se de um instrumento pensado para analisar o estado do peito de forma interna, zona onde se localizam os pulmões e o aparelho respiratório. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como funciona um estetoscópio para que entenda o uso que se dá a este aparelho médico.

Também lhe pode interessar: Como funciona a Fuvest

Passos a seguir:

1

René Laënenec foi o inventor do estetoscópio em 1816. Era um médico originário da França que quis procurar uma ferramenta precisa para poder escutar o estado de saúde do paciente e, assim, evitar o método que se seguia até então: apoiar o ouvido no peito do paciente. Começou desenhando um novo aparelho com forma de funil pois, desta forma, conseguia-se escutar melhor os batimentos do coração, mas, com o tempo, esta ideia inicial foi evoluindo até à criação de uma pequena trombeta que se chamaria "Pinard". Finalmente, foi Josef Skoda, médico sueco quem desenvolveu a técnica de auscultação que hoje em dia todos já praticaram alguma vez na vida.

Como funciona um estetoscópio - Passo 1
2

Mas o que é um estetoscópio? Trata-se do aparelho que todos os profissionais de saúde usam para auscultar os pacientes e, assim, poder determinar seu estado e detectar se existe, ou não, alguma condição que o esteja afetando. É uma ferramenta muito útil para poder verificar de forma externa se existe alguma doença e, se for o caso, poder receitar o melhor tratamento para combatê-la.

O aparelho em si é um cano flexível oco em seu interior e que termina em duas bifurcações que se colocam no ouvido do profissional. O outro extremo une-se a uma peça em forma de sino (como desenhou Laënenec) e que permite apoiar sobre o peito do paciente para auscultar seu interior. Esta peça permite amplificar o som que se produz no interior do corpo e, portanto, que o ouvido do médico possa determinar se há alguma anomalia nos ruídos que se emitem quando respiramos.

3

Para saber como funciona um estetoscópio é importante lembrar como o usam os profissionais do setor. O médico se encarregará de colocar os auriculares no interior do ouvido e, depois, colocará a parte do funil sobre o peito do paciente. O mais habitual é que o especialista vá auscultando diferentes zonas do peito como, por exemplo, o coração, os pulmões, etc., com ordens de "Inspira, expira" para poder apreciar perfeitamente o som que se produz na entrada e na saída do ar.

Desta forma, o estetoscópio é capaz de captar as vibrações do corpo e, portanto, o médico poderá avaliar o que está ocorrendo em nosso interior e, portanto, se estamos saudáveis ou temos alguma condição. Também é comum que o médico dê batidas suaves na zona para poder valorizar o som vibracional que se produz no nosso corpo, uma técnica para que seu diagnóstico seja ainda mais preciso.

Como funciona um estetoscópio - Passo 3
4

Além do estetoscópio terminado em sino, também existe outro que acaba em diafragma e cada um deles se usa para exercer um tipo de auscultação.

Estetoscópio sino

Usa-se apoiando sobre a pele sem chegar a pressionar demais. Permite escutar vibrações em longitude de onda longa, em baixa frequência e na zona dos pulmões.

Estetoscópio em diafragma

Apoia-se sobre a parte plana e pressiona-se o corpo com firmeza para poder escutar os sons de alta frequência, as ondas mais curtas. É o que se costuma usar para examinar os batimentos do coração.

5

Para que se usa um estetoscópio? Sua utilização é muito ampla e variada, pois permite que o especialista possa determinar o tipo de condição que uma pessoa está sofrendo graças ao som que se produz no seu interior. Desta forma, é uma ferramenta muito útil em campos como a cardiologia, a pneumologia, a medicina interna, etc.; além disso, este utensílio também se usa em consultas veterinárias pois permite controlar as constantes vitais dos animais e poder detectar a tempo qualquer condição ou complicação médica.

Como funciona um estetoscópio - Passo 5
6

É importante que saiba que, ainda que o uso do estetoscópio seja simples, é imprescindível ter os conhecimentos médicos para poder determinar o estado de saúde de uma pessoa. Apenas um profissional será capaz de interpretar o som que se sai do nosso corpo e avaliar nossa saúde. Trata-se de um utensílio pensado para detectar doenças e poder tratá-las de forma localizada, portanto, não é um brinquedo para crianças, mas uma ferramenta para uso profissional.

7

Como referimos, para poder auscultar os batimentos do coração de uma pessoa é importante que o estetoscópio usado seja o de diafragma. Para isso, deve ser colocado sobre a parte superior esquerda do peito e pressionar suavemente na pele para poder detectar o som dos batimentos. Deverá prestar atenção neles durante 1 minuto completo e, neste tempo, o paciente deverá estar relaxado e respirando com normalidade.

Para poder determinar o estado do coração é importante contar a quantidade de batimentos que se ouvem durante esse minuto pois permitirá a você avaliar se o paciente se encontra, ou não, dentro dos limites habituais de frequência cardíaca:

  • Crianças com mais de 10 anos e adultos: entre 60 e 100 batimentos por minuto.
  • Esportistas: entre 40 e 60 batimentos por minuto.
  • Crianças com menos de 10 anos: de 80 a 120 batimentos por minuto.

Em umComo damos a você alguns conselhos para que saiba controlar o ritmo cardíaco.

Como funciona um estetoscópio - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona um estetoscópio, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como funciona um estetoscópio