Partilhar

Como funciona o Sisu

Por Sara Silva. Atualizado: 22 março 2019
Como funciona o Sisu
Imagem: uems.br

O Sisu, ou Sistema de Informação Unificada, é um sistema informático brasileiro gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio e que pretendam ingressar na universidade pública encontram as vagas disponíveis para essas faculdades. No entanto, infelizmente muitos desses estudantes admitem sentir dificuldades na utilização do sistema e, por essa razão, em umComo.com.br decidimos criar este artigo que ensina como funciona o Sisu.

Também lhe pode interessar: Como funciona o ENEM nas faculdades
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar o aluno deverá aceder ao site do Sisu e inserir os dados que lhe foram atribuídos no momento da inscrição no ENEM. Depois de inserir os dados, aparecerá uma página em que tem de confirmar se os seus dados estão corretos. Se houver algum dado incorreto, este é o momento de o alterar.

2

Em seguida, deverá fazer uma pesquisa por cidade e instituição de ensino nas quais pretende ingressar. Deverá escolher dois cursos que pretende, por ordem de preferência, e definir qual o tipo de vaga à qual pretende concorrer.

3

Durante o período de inscrição, o Sisu atualiza diariamente a nota de corte para cada curso, o que permite ao aluno acompanhar todos os dias se sua avaliação é suficiente ou não para ingressar no curso pretendido. Caso não seja, é possível alterar as preferências até à data limite da inscrição. É aconselhável verificar todos os dias a sua posição, uma vez que o ponte de corte muda todos os dias, dependendo dos candidatos que estão a competir à vaga. Pode acontecer um dia estar abaixo do ponte de corte e no outro estar acima.

4

No final do período de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os melhores candidatos para cada instituição de ensino superior, avaliando as notas obtidas no Enem e outros fatores que influenciem a pontuação do aluno.

5

Para os alunos aprovados serão realizadas duas chamadas, nas quais serão estipuladas datas para realizar a matrícula na respetiva faculdade. Quem não tiver sido aprovado pode tentar novamente a sua sorte na lista de espera, inscrevendo-se para as vagas que tenham sobrado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Sisu, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Em caso de empate de notas, ficará bem posicionado o candidato que tiver melhor nota na redação do ENEM.
  • Para concorrer à segunda chamada não é necessário cadastrar-se novamente.

Escrever comentário sobre Como funciona o Sisu

1 comentário
A sua avaliação:
Murilo s.
o SISU é um programa exclusivo para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas??

Como funciona o Sisu
Imagem: uems.br
Como funciona o Sisu

Voltar ao topo da página