Partilhar

Como funciona o ENEM nas faculdades

Por Sara Silva. Atualizado: 26 julho 2017
Como funciona o ENEM nas faculdades
Imagem: tribunahoje.com

Todos os estudantes brasileiros sabem o que significa ENEM e a importância que isso tem na sua vida de aluno. Trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio, cuja boa avaliação é decisiva na hora de conseguir uma vaga numa das faculdades do ensino superior ou bolsa em uma instituição de ensino particular. No entanto, nem todos os estudantes sabem como realmente o ENEM funciona e, por essa razão, criamos este artigo de umComo.com.br em que explicamos como funciona o ENEM nas faculdades.

Também lhe pode interessar: Como entrar na faculdade privada
Passos a seguir:
1

O ENEM é utilizado pelas universidades e institutos federais como critério de seleção para o preenchimento das vagas que elas oferecem nos cursos superiores.

2

Cada instituição de ensino usa o ENEM da forma que preferir, sendo que a avaliação resultante desse exame pode ter mais ou menos peso na hora de entrar na faculdade.

3

Em algumas instituições o ENEM é apenas a primeira fase de um vestibular com duas etapas, sendo que os alunos terão de realizar duas avaliações para garantir a sua vaga.

4

Para outras universidades, o ENEM pode surgir como bônus para a nota do vestibular. Para isso, na hora de se inscrever no vestibular, o aluno escolhe usar a nota do ENEM para complementar a avaliação obtida nos exames objetivos.

5

A maioria das instituições encara a pontuação do ENEM como fator determinante no preenchimento de apenas algumas vagas ao SISU. Para outras, o ENEM é critério único para todas as vagas.

6

Por outro lado, é possível ainda que a avaliação obtida no ENEM sirva para garantir uma vaga remanescente, que não tenha sido ocupada pelos alunos classificados no vestibular.

7

De forma a perceber a real importância da sua nota obtida no ENEM, procure saber qual a forma de seleção que utiliza a faculdade na qual você pretende estudar.

8

No entanto, seja qual for o critério, é sempre preferível garantir a nota máxima no ENEM.

Dica: Confira também esse artigo para responder à pergunta "Qual faculdade devo fazer?"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o ENEM nas faculdades, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como funciona o ENEM nas faculdades

Como funciona o ENEM nas faculdades
Imagem: tribunahoje.com
Como funciona o ENEM nas faculdades

Voltar ao topo da página