Como fazer uma tutoria

Como fazer uma tutoria

O processo de tutoria depende da colaboração entre um professor e seu aluno. No entanto, o professor mantém a responsabilidade de promover o diálogo, o que ajuda os estudantes a superar a ansiedade que surge em uma sessão de tutoria e converter-se em autodidatas. De seguida, em umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba como fazer uma tutoria.

Passos a seguir:
1

Cumprimente os estudantes ao entrar na sala de aula. Se um professor está em um laboratório de aprendizagem, deve levar uma etiqueta com seu nome para facilitar que o estudante o encontre. Para a primeira reunião, os tutores devem falar de seus antecedentes relativos à sua qualificação para dar aula. O tutor deve conhecer os principais interesses e a experiência dos alunos em sua aula. O desenvolvimento de uma relação, sobretudo durante a primeira reunião, pode aumentar a eficácia de uma sessão de tutoria e a probabilidade do estudante voltar para uma tutoria adicional.

2

Identifique as preocupações dos estudantes e suas lutas. Inicie este processo perguntando por que o estudante está procurando ajuda. Talvez não tenha sido aprovado em uma prova recente ou não entenda o conteúdo apresentado em um capítulo do livro? O estudante deve assistir às aulas como parte de um requisito de prova acadêmica. Em qualquer caso, repasse as provas, exames e as tarefas com o aluno e identifique as áreas onde ele está com problemas. Se o estudante está fazendo bem seu trabalho e recebeu a ordem de simplesmente assistir às aulas, o professor deve revisar as técnicas de estudo ou discutir temas da respectiva aula que podem se converter em problemas para os estudantes.

3

Colabore na ação. A tutoria é uma associação que requer a participação do estudante. Omitir esta verdade com frequência faz com que os estudantes deixem e evitem a tutoria. Os tutores devem pedir aos alunos, se for do desejo de todos, para cobrir qualquer assunto especificamente no contexto dessa sessão de tutoria, isto fará com que os estudantes sejam participantes ativos durante e após a sessão. Também, é importante que o tutor permita aos estudantes fazer perguntas quando for necessário.

4

Estabelecer um plano de ação para o trabalho futuro. Quando finalizar uma sessão, é imprescindível que um professor ajude o estudante a desenvolver um plano de estudos. Um dos principais objetivos das tutorias é orientar os estudantes a se converterem em aprendizes independentes, o desenvolvimento de um plano de estudo ajudará a consegui-lo. Estimule o aluno a estabelecer tempo durante o dia para os cursos, comer, dormir, trabalhar e relaxar. Do mesmo modo, os professores devem incentivar os estudantes a deixar tempo para a tutoria nas próximas semanas. Inclusive se o aluno não assistir às aulas de novo, o estabelecimento de um plano de ação poderia aumentar as possibilidades de sucesso acadêmico do estudante. Este é o objetivo último da tutoria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma tutoria, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.