Como fazer uma resenha crítica de um filme

Como fazer uma resenha crítica de um filme

Uma resenha é um gênero literário no qual o autor opina sobre um tema concreto mediante uma série de argumentos e pontos de vista pessoais. As partes de uma resenha crítica são a introdução, desenvolvimento e a conclusão, mas há muitos outros elementos para levar em consideração se você quer saber como analisar criticamente um filme.

A finalidade de uma resenha crítica é mostrar uma opinião pessoal crítica (ou científica) sobre um tema, baseando-se sempre em investigações por parte do autor, que busca por uma afinidade do leitor com suas reflexões. Este gênero literário é bastante comum na hora de analisar um filme, já que dá certa liberdade a quem escreve para que defenda seu ponto de vista de acordo com o argumento, personagens ou sequências de um filme. Quer saber como fazer uma resenha crítica de um filme feito um profissional? No umCOMO vamos te explicar como fazer uma resenha de qualidade seguindo este passo a passo simples. Tome nota!

Escolha o filme

Se você tem a possibilidade de escolher o filme sobre o qual você irá fazer a resenha, nós do umCOMO recomendamos que você escolha um que você já conhece e do qual você possa tirar bastante material. Caso esta seja a primeira vez que você está escrevendo uma resenha crítica, opte por um filme que não inclua muitos personagens para analisar, que não possua um enredo difícil e que você já tenha assistido algumas vezes.

Para aprender como fazer uma resenha crítica corretamente, você terá que voltar a ver o filme antes de começar a escrever, pois somente assim você será capaz de tomar nota dos aspectos mais importantes do filme em tempo real.

Brainstorming e pesquisa

Após ver o filme e anotar os detalhes mais interessantes e dignos de mencionar na sua resenha, você terá que fazer uma lista dos acontecimentos mais importantes do filme, ou seja, aqueles que você quer destacar na sua resenha. Para facilitar o brainstorming, isto é, a tempestade de ideias, recomendamos que você responda a estas perguntas:

  1. Qual a ideia principal do filme?
  2. Qual a mensagem que o diretor ou diretora quer transmitir?
  3. O momento no qual o diretor ou diretora escolheu para contar essa história é relevante?
  4. Quais são os personagens? Como eles se relacionam entre si?
  5. Como o enredo pode ser interpretado?

Uma vez você tenha todas essas respostas claras, pode começar fazendo um primeiro rascunho da resenha, conectando logicamente todos esses pontos.

Introdução da resenha

Agora você vai aprender como fazer uma resenha crítica de um filme passo a passo. A introdução é a parte mais importante de uma resenha, já que é aqui que você terá de chamar a atenção do leitor para que continuem lendo o restante do texto. Mas, como fazer isso?

Em primeiro lugar, você terá que saber bem as ideias que vai transmitir e escrevê-las de forma atrativa para conseguir que o leitor se interesse pelo texto desde a primeira linha. Aqui vão dois exemplos sobre o que você deve e o que não deve fazer:

  • ERRO: "Este filme é muito bom..."
  • ACERTO: "Ainda que o filme não tenha cumprido as expectativas de muitos críticos pelas razões que serão expostas nesta resenha..."

Na parte da introdução é imprescindível que o autor deixe clara, desde o primeiro momento, sua postura em relação ao filme, sem deixar nenhum detalhe passar. Lembre-se de que esta primeira parte deve ser breve, clara e concisa.

Corpo ou desenvolvimento da resenha crítica

O desenvolvimento da resenha vai contar, de forma lógica e ordenada, com todas as ideias principais apresentadas no filme, assim como outras ideias secundárias que podem interessar o leitor. Leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Qual o conflito principal do filme? É um bom momento para analisar o enredo principal.
  • Quais são os personagens? Recomendamos que você fale sobre os personagens à medida que revise o enredo principal e as ideias centrais do filme. Ou seja, você não precisa dedicar um capítulo inteiro apenas para falar sobre os personagens: enquanto você vai desenvolvendo os temas, pode apontar como é a personalidade de um personagem, o caráter de outro, como ele responde a conflitos, etc.

Tenha em mente que suas opiniões devem estar acompanhadas por argumentos de peso, que vão te ajudar a defender aquela postura. Por exemplo:

  • ERRO: "É um filme de má qualidade. Nem mesmo os protagonistas sabiam..."
  • ACERTO: "Estamos diante de um filme superficial e de objetivo duvidoso, no qual o diretor optou por dar mais importância aos efeitos visuais do que ao conteúdo do filme em si. Nem mesmo os protagonistas..."

Ainda que essa seja a parte mais extensa da resenha, você deve tomar cuidado para que ela não seja pesada para o leitor. Para isso, recomendamos que você use um vocabulário menos complexo e fácil de digerir, dividindo as ideias em parágrafos pra separar bem o conteúdo e usar citações de tempos em tempos para reforçar sua opinião mediante argumentos ditos por outros autores importantes. Além disso, se o ensaio é para um veículo online, aconselhamos que você use recursos como negrito, sublinhado, links interessantes e títulos atrativos que vão chamar a atenção do leitor.

Conclusão e bibliografia

A conclusão é o último passo de como fazer uma resenha crítica de um filme e tem como finalidade reforçar os argumentos e as ideias anteriormente expostas. Nesta parte do trabalho você terá que fazer um pequeno resumo sobre os pontos anteriormente apresentados e deixar clara sua postura a respeito da obra. Lembre-se de que, ainda que você queira defender sua opinião, você deve usar argumentos de peso que façam com que o leitor entenda sua postura. Do contrário, você estará apenas fazendo uma crítica destrutiva e pouco profissional.

Agora que você já sabe o que é uma resenha crítica e como fazer uma resenha crítica de um filme passo a passo, não se esqueça de que, caso você tenha inserido citações de outros autores ou referências bibliográficas ao longo do seu ensaio, o melhor a fazer é incluir uma pequena bibliografia com essas informações. Dessa forma, a resenha ficará com aspecto mais formal e bem pensado, além das suas opiniões terem respaldo.

Finalmente, recomendamos aqui no umCOMO este artigo sobre como fazer uma resenha crítica, onde você vai encontrar muitos outros pontos úteis para levar em conta na hora de escrever seu próprio trabalho. E se você quer colocar em prática essas dicas, mas não sabe como escolher um filme para fazer a sua resenha acesse o artigo como escolher um bom filme e mãos à obra!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma resenha crítica de um filme, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.