Como fazer uma resenha crítica

Como fazer uma resenha crítica
Imagem: journals.elsevier.com

Muitas vezes entendemos muito bem sobre algo ou determinado assunto porém, na hora de colocar no papel acabamos cometendo vários erros. A resenha crítica é um tipo de texto em que além de assumir uma posição quanto ao assunto apresentado no texto de determinado autor, você deve avaliá-lo e ressaltar os pontos positivos e negativos do assunto em questão, lembrando-se que essa avaliação deve ser realizada de forma crítica e construtiva. Se você quer mais informações de como fazer uma resenha crítica, veja essas dicas que nós preparamos para vocês em umComo.com.br

O que é a resenha crítica

A resenha crítica não é nada mais do que um texto que informa sobre determinado assunto tratado por um autor, e cria uma opinião em cima das ideias do mesmo de uma forma crítica e avaliativa.

Como fazer uma resenha crítica

A resenha é um resumo que requer uma vasta interpretação do texto lido. Antes de começar a sua resenha defina alguns pontos principais do texto:

· Qual é o tema abordado pelo autor no decorrer deste texto?

· Ele descreve ou realiza o levantamento de algum problema?

· Quais os principais argumentos utilizados pelo autor para defender sua opinião?

Depois de definidas estas questões você irá partir para a parte crítica, ou seja, o que você analisou a partir da leitura do texto. A análise do texto irá representar sua capacidade e desenvoltura em criar uma relação dos fatos lidos e mencionados com outros textos, autores, e conhecimento do que você tem sobre o assunto.

Para que sua análise seja completa e coerente você deve possuir todos os elementos e referências necessárias para construção de um debate e de um olhar crítico sobre o assunto.

Escreva seu texto de uma forma coerente e com as ideias bem organizadas.

O que uma resenha crítica deve conter

Agora você já pode começar a escrever sua resenha, lembre-se que ela deve conter:

  • Nos primeiros parágrafos ela deve possuir uma introdução ao tema, escreva qual o assunto mencionado no texto lido, quais os problemas relatados pelo autor e a posição e opiniões do autor quanto ao problema.
  • No desenvolvimento escreva sobre os pontos principais do texto ressaltando as principais ideias que o texto transmite, os argumentos utilizados e outras informações que você julgar relevante. Tente desenvolver todo o texto de uma forma critica expondo sua visão sobre o assunto e sua avaliação.
  • Na conclusão ressalte sua crítica pessoal mediante o texto lido, avalie a qualidade do texto, coerência, validade e outros aspectos importantes a serem considerados.
  • Durante a execução de sua resenha resuma o assunto apresentado pelo autor de forma simples e foque em um dos argumentos apresentados por ele (escolha um argumento ou uma afirmação), realize críticas e debates em torno desse argumento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma resenha crítica, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Agora que você já sabe como realizar sua resenha, pegue o lápis e uma folha de caderno e comece a escrever, lembre-se de usar o português corretamente! Te desejo bons estudos! Você já escreveu uma resenha crítica? Achou difícil? Comente, vamos adorar saber a sua opinião!