Partilhar

Como fazer uma massagem a um bebê

Como fazer uma massagem a um bebê
Imagem: happyholistichealing.co.uk

A massagem para os bebês pode ser considerada um meio de comunicação, porque se trata de um momento do dia em que pais e bebêssecomunicam de uma maneira agradável. Este tipo de massagemproporciona segurança e bem-estar ao bebê, estimula sua circulação sanguínea e linfática, favorece seu trânsito intestinal e diminui suas dores e cólicas. Além disso, é muito útil porque os bebêsnão adquirem consciência de seu corpo até aos 7 meses de idade.Continue lendo este artigo de umComo.com.br sobre como fazer uma massagem a seu bebê e você verá que se trata de uns passos muito simples e fáceis de aplicar. O mais importante é escolher bem a hora do dia em que o fazemos, porque é muito importante que tanto o pai ou mãe como o bebê estejam relaxados.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a cólica de um bebê

Preparação do material e da sala

Para fazer a massagem no seu bebê, é preciso preparar previamente a sala ou quarto em que vai trabalhar. Você precisa preparar o creme ou óleo corporal sem essências com o qual vai fazer a massagem em seu bebê. Também precisará de uma cama ou pode utilizar o trocador e colocar uma toalha em cima para não manchá-lo. Deve garantir ter uma boa temperatura no quarto, o recomendável é por volta de 24ºC.

Escolha do momento de fazer a massagem

A criança deve estar tranquila e relaxada, e precisamos evitar todas as distrações possíveis. Por isso recomendamos-lhe fazer a massagem mais ou menos após meia hora de ter comido e que só estejam você e seu bebê na sala ou quarto em que for fazer a massagem. Assim a criança prestará mais atenção na massagem e esta será mais eficiente. A melhor forma de começar a massagem é brincando com o bebê e falando com ele ao longo da duração da massagem, assim se capta a atenção dele e ele se sente mais cômodo.Antes de começar a aplicar a massagem em seu bebê, deve despi-lo e deitá-lo de barriga para cima. A seguir, deve-se aplicar o creme ou loção que você tiver comprado na gema de seus dedos e em seguida esfregar ambas as mãos para esquentá-las antes de tocar em seu bebê.A seguir contamos-lhes como fazer a massagem, separado por partes do corpo.

Massagem na cabeça e no pescoço

Quando tiver espalhado o creme em suas mãos e estas estiverem quentes, deve-se começar a massagem esfregando muito suavemente com todos os seus dedos. A partir da parte central da testa e dirigindo cada mão para cada um dos lados ao mesmo tempo. Repita o movimento 5 vezes.A seguir você deve fazer umas carícias a partir da parte superior do nariz dele em direção ao contorno inferior de seus olhos, ou seja, nas olheiras. Deve-se repetir este movimento umas 5 vezes.Depois deve-se fazer 5 vezes uns círculos rodeando seus lábios, e a seguir deve-se aplicar umas carícias marcando o sorriso dele. Isto é, deve-se começar as carícias a partir da parte central e inferior de seu lábio e deslocar ambas as mãos para cima, até aos cantos da boca. Para finalizar esta zona, deve-se acariciar seu pescoço da parte baixa de suas orelhas até seus ombros. Repetindo este movimento 5 vezes.

Como fazer uma massagem a um bebê - Massagem na cabeça e no pescoço
Imagem: metodoselfhealing.blogspot.pt

Massagem nos braços e nas mãos

Deve-se começar a massagem nesta zona uma vez finalizadas as carícias nos ombros. O primeiro movimento que você tem de fazer consiste em deslizar suas mãos fazendo uma pequena pressão ao longo de seus braços. De seus ombros até à ponta dos dedos de suas mãos.O segundo movimento consiste em fazer círculos com os dedos indicador e polegar de suas mãos e rodear seus braços. Nesta posição, você deve deslizar suas mãos ao longo de suas extremidades superiores. Tendo especial cuidado para não aplicar pressão na zona do cotovelo e de seu pulso.

Como fazer uma massagem a um bebê - Massagem nos braços e nas mãos
Imagem: oldstrathcona.ca

Massagem no peito e no estômago

Primeiro você deve começar aplicando carícias na parte central de seus peitos em direção a seus ombros, como se quisesse abrir esta zona. Repetindo este movimento 5 vezes.A seguir, deve acariciar seu estômago. A direção do movimento é da esquerda para a direita, no sentido dos ponteiros do relógio, como se estivesse desenhando círculos ao redor de seu umbigo. Aconselhamos você a repetir várias vezes este movimento (umas 10 ou mais) porque assim diminuem as cólicas e a acumulação de gases.

Como fazer uma massagem a um bebê - Massagem no peito e no estômago
Imagem: vitrinenews.com.br

Massagem nas pernas e nos pés

O trabalho nesta zona do corpo parece-se um pouco à zona dos braços e mãos, anteriormente trabalhada. O primeiro a fazer é aplicar umas carícias em ambas as pernas, terminando na ponta dos dedos de seus pés. E após ter feito várias carícias nas pernas do seu bebê, você deve rodear a cada uma de suas pernas com suas duas mãos e aplicar um movimento como se estivesse fazendo um rolo. Ou seja, uma mão de cada lado de sua perna e quando uma sobe a outra desce; deve-se fazer este movimento alternadamente. E repeti-lo em cada perna.A seguir, deve colocar os pés dele em suas mãos e fazer uma pequena tração ou esticamento de suas pernas em direção a você, e em seguida deve dobrar as pernas dele.Para finalizar esta zona, deve amassar a planta dos pés por meio de movimentos circulares com os dedos polegares das suas mãos.

Como fazer uma massagem a um bebê - Massagem nas pernas e nos pés
Imagem: whattoexpect.com

Massagem nas costas

Para fazer a massagem nas costas do seu bebê, você deve colocá-lo de bruços. Uma vez que o tenha na posição correta, deve fazer umas carícias a partir da cabeça descendo pelas costas, pelas pernas e terminando na ponta de seus pés. Depois deve fazer pequenos movimentos circulares em seus ombros e, a seguir, em toda a superfície das suas costas. Uma vez finalizados estes movimentos circulares, deve fazer uma pequena fricção ao longo de suas costas, da cabeça até à parte baixa das costas com os dedos indicador e médio de uma mão. Evitando tocar sua coluna cervical. A seguir, deve massagear a parte traseira de suas pernas do mesmo modo que fez com sua parte dianteira (fricções e círculos ao longo de suas pernas).Para finalizar a massagem do seu bebê, você deve fazer três fricções sem pressão da cabeça até a planta de seus pés e finalmente deve cobri-lo com uma toalha para que não sinta frio.

Como fazer uma massagem a um bebê - Massagem nas costas
Imagem: redemae.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem a um bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Um bom momento do dia é após o banho da criança, ao mesmo tempo em que pode ser aproveitado o creme corporal que você colocar na criança para aplicar a massagem nela.

Escrever comentário sobre Como fazer uma massagem a um bebê

Como fazer uma massagem a um bebê
Imagem: happyholistichealing.co.uk
Imagem: metodoselfhealing.blogspot.pt
Imagem: oldstrathcona.ca
Imagem: vitrinenews.com.br
Imagem: whattoexpect.com
Imagem: redemae.com.br
1 de 6
Como fazer uma massagem a um bebê

Voltar ao topo da página