Partilhar

Como fazer uma boa redação no ENEM

Por Sara Silva. Atualizado: 2 junho 2017
Como fazer uma boa redação no ENEM
Imagem: blogdoenem.com.br

O ENEM é uma das etapas mais importantes na vida de estudante, e também uma das que causa mais estresse e ansiedade. Você já sabe que o segredo é se preparar com antecedência, estudando com dedicação e selecionando as matérias mais importantes. No entanto, para alguns garotos e garotas, a parte mais ameaçadora é a redação, pois não há forma de saber qual irá ser o tema e se preparar para ele. Se essa é a sua principal preocupação, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos dicas de como fazer uma boa redação no ENEM!

Também lhe pode interessar: As melhores dicas para redação do ENEM 2018
Passos a seguir:
1

Para conseguir uma nota alta na redação do ENEM, você deverá, antes de mais, saber no que consiste uma boa redação. Até pode dominar bem o tema proposto, mas se não tiver conhecimento das bases e da estrutura de uma redação, será cobrado. Consulte este artigo umComo.com.br acerca de como fazer uma boa redação para se sentir mais confiante na prova!

2

O objetivo da redação do ENEM é fazer o aluno refletir acerca de determinado tema da atualidade, estimulando o seu pensamento crítico e noção de cidadania. Por essa razão, a redação deve ser encarada como uma pequena tese, na qual se mostra o que se conhece acerca do tema, se expõem opiniões e se defendem pontos de vista.

Como fazer uma boa redação no ENEM - Passo 2
Imagem: gabaritoenem.com
3

Tenha também bastante atenção à sua gramática, pois ela será avaliada no quadro Competência I - Domínio da Linguagem. Por vezes, ao escrever um texto, falhamos em alguns pormenores, como esquecer de pontuar ou não acentuar palavras, mas os revisores da prova estarão atentos e cobrarão por isso. Mas isso até é o menos grave, pior será se você não souber escrever corretamente as palavras e não for coerente naquilo que escreveu.

4

De forma a preparar-se melhor para a redação do ENEM é aconselhado que, semanas antes, pratique a escrita de redações, selecionando um tema aleatório da atualidade e escrevendo acerca dele, com pensamento crítico, visando valores base da sociedade e propondo soluções para o possível problema. Peça a alguém para ler essas suas tentativas e dizer o que pode ser melhorado.

Como fazer uma boa redação no ENEM - Passo 4
Imagem: cursosonline.uol.com.br
5

No momento da prova, para garantir que suas ideias aparecem organizadas e claras na redação, é aconselhado que crie um rascunho. Esse hábito é bastante útil pois, na folha de rascunho, poderá experimentar as formas mais corretas de se expressar, a ordem das ideias, riscar e corrigir à vontade até atingir o resultado pretendido.

6

É também muito importante que dê várias revisões no texto que escreveu. Esta é uma forma eficaz de identificar erros e corrigi-los a tempo, trabalhando assim no sentido de fazer uma boa redação. Se vir que algo está errado, não hesite em alterar, pois isso pode fazer a diferença entre uma boa nota e uma ruim.

Como fazer uma boa redação no ENEM - Passo 6
Imagem: tudoemfoco.com.br
7

Acima de tudo, mantenha a calma e confie no seu trabalho! Nessa hora determinante o bom resultado depende apenas de você, por isso concentre-se, esforce-se por dar o seu melhor e leve o seu tempo a fazer aquilo que planejou para a redação. Em umComo.com.br desejamos-lhe boa sorte!

Para se aprofundar, confira as melhores dicas para a redação do ENEM 2017.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa redação no ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma boa redação no ENEM

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma boa redação no ENEM
Imagem: blogdoenem.com.br
Imagem: gabaritoenem.com
Imagem: cursosonline.uol.com.br
Imagem: tudoemfoco.com.br
1 de 4
Como fazer uma boa redação no ENEM

Voltar ao topo da página