Partilhar

Como fazer uma boa redação no ENEM

Por Sara Silva. Atualizado: 2 junho 2017
Como fazer uma boa redação no ENEM
Imagem: blogdoenem.com.br

O ENEM é uma das etapas mais importantes na vida de estudante, e também uma das que causa mais estresse e ansiedade. Você já sabe que o segredo é se preparar com antecedência, estudando com dedicação e selecionando as matérias mais importantes. No entanto, para alguns garotos e garotas, a parte mais ameaçadora é a redação, pois não há forma de saber qual irá ser o tema e se preparar para ele. Se essa é a sua principal preocupação, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos dicas de como fazer uma boa redação no ENEM!

Também lhe pode interessar: As melhores dicas para redação do ENEM 2018
Passos a seguir:
1

Para conseguir uma nota alta na redação do ENEM, você deverá, antes de mais, saber no que consiste uma boa redação. Até pode dominar bem o tema proposto, mas se não tiver conhecimento das bases e da estrutura de uma redação, será cobrado. Consulte este artigo umComo.com.br acerca de como fazer uma boa redação para se sentir mais confiante na prova!

2

O objetivo da redação do ENEM é fazer o aluno refletir acerca de determinado tema da atualidade, estimulando o seu pensamento crítico e noção de cidadania. Por essa razão, a redação deve ser encarada como uma pequena tese, na qual se mostra o que se conhece acerca do tema, se expõem opiniões e se defendem pontos de vista.

Como fazer uma boa redação no ENEM - Passo 2
Imagem: gabaritoenem.com
3

Tenha também bastante atenção à sua gramática, pois ela será avaliada no quadro Competência I - Domínio da Linguagem. Por vezes, ao escrever um texto, falhamos em alguns pormenores, como esquecer de pontuar ou não acentuar palavras, mas os revisores da prova estarão atentos e cobrarão por isso. Mas isso até é o menos grave, pior será se você não souber escrever corretamente as palavras e não for coerente naquilo que escreveu.

4

De forma a preparar-se melhor para a redação do ENEM é aconselhado que, semanas antes, pratique a escrita de redações, selecionando um tema aleatório da atualidade e escrevendo acerca dele, com pensamento crítico, visando valores base da sociedade e propondo soluções para o possível problema. Peça a alguém para ler essas suas tentativas e dizer o que pode ser melhorado.

Imagem: cursosonline.uol.com.br
5

No momento da prova, para garantir que suas ideias aparecem organizadas e claras na redação, é aconselhado que crie um rascunho. Esse hábito é bastante útil pois, na folha de rascunho, poderá experimentar as formas mais corretas de se expressar, a ordem das ideias, riscar e corrigir à vontade até atingir o resultado pretendido.

6

É também muito importante que dê várias revisões no texto que escreveu. Esta é uma forma eficaz de identificar erros e corrigi-los a tempo, trabalhando assim no sentido de fazer uma boa redação. Se vir que algo está errado, não hesite em alterar, pois isso pode fazer a diferença entre uma boa nota e uma ruim.

Imagem: tudoemfoco.com.br
7

Acima de tudo, mantenha a calma e confie no seu trabalho! Nessa hora determinante o bom resultado depende apenas de você, por isso concentre-se, esforce-se por dar o seu melhor e leve o seu tempo a fazer aquilo que planejou para a redação. Em umComo.com.br desejamos-lhe boa sorte!

Para se aprofundar, confira as melhores dicas para a redação do ENEM 2017.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa redação no ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma boa redação no ENEM

Como fazer uma boa redação no ENEM
Imagem: blogdoenem.com.br
Imagem: gabaritoenem.com
Imagem: cursosonline.uol.com.br
Imagem: tudoemfoco.com.br
1 de 4
Como fazer uma boa redação no ENEM

Voltar ao topo da página