Como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação
Imagem: lounge.obviousmag.org

A arte da escrita é algo que exige dedicação e prática. Para além disso, conhecer o seu lado teórico é bastante importante, para se conseguir fazer uma redação de qualidade. Pode precisar de escrever uma redação no seu trabalho ou na escola e, em ambos os casos é necessário seguir algumas regras de escrita, para que o texto seja bem compreendido por parte do leitor. Escreva, pratique e siga os conselhos que lhe damos de seguida em umComo.com.br para fazer uma boa redação.

Passos a seguir:
1

Simplicidade. Para escrever uma boa redação, deve utilizar palavras simples, de fácil compreensão e adequadas ao tema que está a escrever. É mais recomendável escrever várias frases curtas e organizadas, do que uma frase comprida em que o leitor se pode perder nas ideias. Também é importante não mudar de assunto repentinamente, mas sim conduzir o leitor de uma forma leve pela linha de argumentação. Outro aspeto também relevante é o início da redação. Na introdução da redação devemos de procurar captar a atenção do leitor e, para isso devemos começar com uma pergunta, uma declaração, uma comparação, um ponto de vista, uma alusão histórica ou uma definição.

2

Clareza. Numa redação não deve deixar nada subentendido, não suponha que o leitor vai saber o que quer dizer. Exponha tudo com clareza, passando todas as suas ideias. Lembre-se que está a escrever sobre uma opinião sua, uma ideia sua ou narrando um fato, por isso é muito importante fazer-se entender.

3

Objetividade. Ser objetivo numa redação é bastante importante, uma vez que você tem que expressar o máximo de conteúdo num menor número de palavras possíveis. Para isso, não deve repetir ideias, usar palavras demais ou outras coisas que não acrescentem valor ao texto mas apenas linhas. Centre-se apenas no que é necessário para o texto e descarte tudo o que não adicione valor.

4

Unidade. Por muito longo que seja o seu texto, ele deve ser coeso e coerente do início ao fim, deve ter unidade. É muito importante não fugir do assunto nem se perder. Deve seguir a seguinte ordem, começar com uma introdução, seguida de um argumentação e por fim uma conclusão da ideia.

5

Coerência. Para se escrever bem, deve-se escrever de uma forma coerente. Deve existir coerência entre todas as partes do seu texto, formando assim um todo. Para conseguir coerência no seu texto deve estabelecer uma ordem para as suas ideias, para que se complementem. Uma forma de conseguir uma redação coerente é estabelecendo uma ordem cronológica às suas ideias. Se quiser enriquecer a sua redação e torná-la mais atraente para o leitor, utilize figuras de linguagem.

6

Ênfase. Para conseguir captar a atenção do leitor tente dar ênfase à sua redação, através de palavras fortes, com um grande significado. Faça uma boa conclusão para remeter o leitor à ideal inicial da redação e para demonstrar a importância do assunto escolhido.

7

Leia e releia. Para fazer uma boa redação, o escritor deve começar por pensar no que pretende escrever, planejar, escrever e reler quantas vezes forem necessárias. Quando estiver a planejar a sua redação, pode fazer um esquema com as ideias principais, utilizando setas e linhas para ligar os assuntos e, a partir daí construir a redação. Tenha calma, leia e releia, pois à medida que for lendo de certeza que vai encontrar palavras a mais que pode eliminar ou erros ortográficos ou de acentuação que pode emendar. Se for necessário refaça frases ou parágrafos, para que tudo fique de forma clara e precisa. Para se sentir confiante com a sua redação, pode dá-la a alguém para ler e ver se conseguiu transmitir a ideia pretendida.

Leitura complementar: Como usar citações para redação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa redação, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.