Partilhar

Como fazer um TCC nota dez

Por Douglas Felix França. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um TCC nota dez

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte importante da avaliação dos formandos na maioria dos cursos de graduação – sendo também solicitado em boa parte dos cursos técnicos. Basicamente, é a abordagem acadêmica e científica de um tema relacionado a área de formação do estudante.

Sua estrutura e regras de formatação são normalmente orientadas por um ou mais professores da instituição, que cuidam para que os parâmetros exigidos sejam cumpridos o mais fielmente possível. Pensando na relevância do tema, e visto a complexidade que muitas vezes o acompanha, em umComo trazemos-lhe algumas dicas para fazer um TCC nota dez.

Também lhe pode interessar: Como usar as normas ABNT em um trabalho

Siga o Padrão

É muito provável que haja um guia ou manual descritivo acerca da estrutura exigida para o TCC. Tais orientações devem ser observadas como uma regra fundamental, e não como uma mera sugestão. Existem características formais do TCC que são obrigatórias. Não importa quão interessante seja o trabalho, se a formatação e outras regras básicas forem desrespeitadas, sua avaliação será prejudicada.

Legi, Lectum, et Scripsit

Li, li, e escrevi. A fundamentação teórica é a fonte primária do TCC. Dela suscitará toda a argumentação sobre o tema escolhido. É razoável que o estudante leia ao menos três vezes mais conteúdo do que aquele expresso no TCC. Isso ajudará não somente na concepção de um trabalho robusto e convincente, mas também no momento de encarar a banca examinadora – algo dos despreparados.

Evite o TCC FrAnKeNsTeIn

Este tópico diz respeito ao resultado obtido com o método “Ctrl+C; Ctrl+V” de fazer trabalhos. A utilização dessa “técnica” culminará em um trabalho feito por muitos colaboradores involuntários e anônimos, com diversas linhas de pensamento e estilos de escrita diferentes entre si, tornando a peça um TCC Frankenstein, que só pode dar em um resultado: o negativo.

Falando sério, plágio é o nome que se dá a cópia total ou parcial de obras de terceiros sem o devido crédito, e suas consequências podem ser bem mais severas do que a anulação do TCC ou a retenção do aluno.

Dai a mim o que é de Cesar?! #sqñ

O aluno pode e deve se valer do uso de obras que contribuam para a concepção de um TCC nota dez. Isso é feito de maneira legítima quando utilizado recurso da citação, que nada mais é do que atribuir o crédito pelo trecho utilizado à obra, autor, editora, etc., de onde foi extraído. A regra quanto à citação varia de acordo com a instituição, mas é certo que deve ser utilizada sob a justificativa de relevância para o tema abordado, e com moderação.

#Prontofalei!

O TCC tem que ter e tem que ser objetivo. Isso nem de longe quer dizer superficial. Deve haver muita cautela por parte do autor, ou autores, para conceber uma análise profunda e ampla do tema abordado com a objetividade necessária para apresentar a banca examinadora qual a proposta do TCC em questão. Um trabalho de duzentas páginas que não possui clareza na análise, ou não conclui nada, nada é.

Início, Meio e Fim. Parece Óbvio?

Cumpridas todas as etapas do TCC, é hora de fazer a óbvia – mas nem tanto – revisão do TCC. Sujeitar o conteúdo a uma revisão ou correção gramatical e ortográfica não é a única coisa a ser feita. É necessário reler o trabalho para ter certeza: a) de que está fazendo sentido, b) de que obedece uma ordem lógica de raciocínio, e c) de que o início, o meio e o fim do trabalho estão exatamente onde deveriam estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um TCC nota dez, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Essas são algumas diretrizes para a realização e um TCC de sucesso. Boa sorte!

Escrever comentário sobre Como fazer um TCC nota dez

Como fazer um TCC nota dez
Como fazer um TCC nota dez

Voltar ao topo da página