Partilhar

Como fazer um TCC nota dez

Por Douglas Felix França. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um TCC nota dez

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é parte importante da avaliação dos formandos na maioria dos cursos de graduação – sendo também solicitado em boa parte dos cursos técnicos. Basicamente, é a abordagem acadêmica e científica de um tema relacionado a área de formação do estudante.

Sua estrutura e regras de formatação são normalmente orientadas por um ou mais professores da instituição, que cuidam para que os parâmetros exigidos sejam cumpridos o mais fielmente possível. Pensando na relevância do tema, e visto a complexidade que muitas vezes o acompanha, em umComo trazemos-lhe algumas dicas para fazer um TCC nota dez.

Também lhe pode interessar: Como usar as normas ABNT em um trabalho

Siga o Padrão

É muito provável que haja um guia ou manual descritivo acerca da estrutura exigida para o TCC. Tais orientações devem ser observadas como uma regra fundamental, e não como uma mera sugestão. Existem características formais do TCC que são obrigatórias. Não importa quão interessante seja o trabalho, se a formatação e outras regras básicas forem desrespeitadas, sua avaliação será prejudicada.

Legi, Lectum, et Scripsit

Li, li, e escrevi. A fundamentação teórica é a fonte primária do TCC. Dela suscitará toda a argumentação sobre o tema escolhido. É razoável que o estudante leia ao menos três vezes mais conteúdo do que aquele expresso no TCC. Isso ajudará não somente na concepção de um trabalho robusto e convincente, mas também no momento de encarar a banca examinadora – algo dos despreparados.

Evite o TCC FrAnKeNsTeIn

Este tópico diz respeito ao resultado obtido com o método “Ctrl+C; Ctrl+V” de fazer trabalhos. A utilização dessa “técnica” culminará em um trabalho feito por muitos colaboradores involuntários e anônimos, com diversas linhas de pensamento e estilos de escrita diferentes entre si, tornando a peça um TCC Frankenstein, que só pode dar em um resultado: o negativo.

Falando sério, plágio é o nome que se dá a cópia total ou parcial de obras de terceiros sem o devido crédito, e suas consequências podem ser bem mais severas do que a anulação do TCC ou a retenção do aluno.

 

Dai a mim o que é de Cesar?! #sqñ

O aluno pode e deve se valer do uso de obras que contribuam para a concepção de um TCC nota dez. Isso é feito de maneira legítima quando utilizado recurso da citação, que nada mais é do que atribuir o crédito pelo trecho utilizado à obra, autor, editora, etc., de onde foi extraído. A regra quanto à citação varia de acordo com a instituição, mas é certo que deve ser utilizada sob a justificativa de relevância para o tema abordado, e com moderação.

#Prontofalei!

O TCC tem que ter e tem que ser objetivo. Isso nem de longe quer dizer superficial. Deve haver muita cautela por parte do autor, ou autores, para conceber uma análise profunda e ampla do tema abordado com a objetividade necessária para apresentar a banca examinadora qual a proposta do TCC em questão. Um trabalho de duzentas páginas que não possui clareza na análise, ou não conclui nada, nada é.

Início, Meio e Fim. Parece Óbvio?

Cumpridas todas as etapas do TCC, é hora de fazer a óbvia – mas nem tanto – revisão do TCC. Sujeitar o conteúdo a uma revisão ou correção gramatical e ortográfica não é a única coisa a ser feita. É necessário reler o trabalho para ter certeza: a) de que está fazendo sentido, b) de que obedece uma ordem lógica de raciocínio, e c) de que o início, o meio e o fim do trabalho estão exatamente onde deveriam estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um TCC nota dez, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Essas são algumas diretrizes para a realização e um TCC de sucesso. Boa sorte!

Escrever comentário sobre Como fazer um TCC nota dez

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um TCC nota dez
Como fazer um TCC nota dez

Voltar ao topo da página