Como fazer um requerimento escolar

Como fazer um requerimento escolar
Imagem: escolatecnicadestake.blogspot.pt

O requerimento, tal como o próprio nome indica, é um documento escrito com o objetivo de solicitar algo. Ele pode ser redigido por empresas ou particulares e destinado a autoridades, instituições e organismos públicos. Por se enquadrar na categoria de Redação Técnica, há certas regras às quais se devem obedecer no momento de escrever um requerimento, e neste artigo umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer um requerimento escolar. Continue lendo para escrever o seu sem falhas!

Passos a seguir:
1

No canto superior esquerdo você deverá escrever a quem se dirige, seja o organismo em si ou uma pessoa específica que dele faça parte - não se esqueça dos pronomes de tratamento (V. Ex.ª, Prof., Acad., Acadêm, etc).

2

Em seguida você deverá se identificar, escrevendo seu nome completo, número de CPF, RG e o que representa para a escola (se é aluno, pai de aluno, professor, etc.).

3

Seguidamente à sua apresentação, e sem colocar ponto final, escreva "vem respeitosamente solicitar a (pronome de tratamento)" e acrescente o que pretende solicitar com o seu requerimento.

4

Não se esqueça que deve usar um registo de escrita formal e cordial e apresentar o motivo do requerimento de forma breve, não devendo exceder uma página. No entanto deve justificar a razão para a solicitação do mesmo recorrendo, se for necessário, à enunciação de leis.

5

Depois de ter apresentado o motivo do requerimento, procede-se ao fecho do mesmo. Deixe uma linha em branco e finalize a sua mensagem com "Nestes termos, pede deferimento.", ou seja, você solicita uma aceitação do seu pedido.

6

Deixando novamente uma linha em branco, coloque o local e a data em que escreveu o referimento e, abaixo, assine à mão, para o oficializar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um requerimento escolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • O requerimento deve ser escrito a computador e assinado à mão.
  • No documento, deixe uma margem superior maior que 6 cm e uma margem esquerda de 7 cm.
  • Faça uso dos parágrafos com espaços de uma linha em branco entre si.