Como fazer um projeto empresarial

Como fazer um projeto empresarial

Para realizar um projeto empresarial é necessário saber perfeitamente quais são os nossos principais objetivos e que serviços ou bens podem competir no mercado. É necessário saber explicar em menos de duas páginas a origem, a motivação e os objetivos da criação da empresa. Se pretende começar um projeto empresarial há que ter em conta uma base econômica necessária para poder prevenir os erros de principiantes e assim assegurar o futuro da empresa.

Dados dos criadores do projeto

Deve colocar todos os dados (nome, idade, formação, direção, etc) dos criadores do projeto empresarial, para que os futuros investidores possam conhecer a pessoa a quem vão confiar o seu dinheiro.

Introdução e descrição do produto

Deve fazer uma pequena introdução sobre o que a empresa fará e como o fará. Que produtos ou serviços introduzirá no mercado. Assinalando os principais pontos do projeto empresarial a ter em conta. Tudo isto sem colocar coisas muito concretas, como o número de empregados, investimentos iniciais, etc.

Realizar uma análise das alternativas ao bem ou serviço que se tenta vender

Neste ponto será muito importante fazer um estudo exaustivo das alternativas que podrão competir com o serviço ou produto que tenta vender. Compare as vantagens e desvantagens que terá em relação ao resto das alternativas.

Fazer um estudo exaustivo do mercado

Este seria um dos pontos mais importantes do projeto empresarial, uma vez que fazendo um bom estudo de mercado, poderá saber que clientes estarão interessados nos seus produtos e assim conseguir uma boa quota de mercado. Se conseguir identificar bem o setor de mercado mais adequado para o seu projeto, terá uma grande vantagens em relação aos seus concorrentes e poderá se posicionar melhor para o futuro.

Realização de um estudo dos recursos necessários

Será necessário saber quantos recursos humanos e materiais serão necessários para o desenvolvimento do seu projeto empresarial. Descreva com perfeição a atividade que se realizará na empresa, a localização, estudo de higiene e segurança, etc.

Avaliação econômica e financeira

Neste ponto são contemplados os custos de investimento, separando os custos diretos e indiretos. Conhecer os custos operacionais, fazer a previsão de receitas, realizar o estudo do retorno sobre o investimento (payback, VAN, TIR, ROI).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um projeto empresarial, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Existem várias organizações e instituições públicas que o podem ajudar a criar um projeto empresarial.