Partilhar

Como fazer um projeto de pesquisa

Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um projeto de pesquisa
Imagem: lerpraser.blogspot.com

Um projeto de pesquisa envolve um planejamento muito detalhado sobre um tópico que se pretende pesquisar. O projeto deverá facilitar o trabalho do pesquisador, antecipando dificuldades e proporcionando um olhar geral antes do início da pesquisa.

A maioria dos cursos de pós-graduação exige um projeto de pesquisa em seu processo seletivo, para saber se o candidato possui os pré-requisitos e também um tópico que se relacione com o curso escolhido. Por isso, é importante saber sobre o que você gostaria de pesquisar, se isso se encaixa nos programas de estudo que pretende ingressar e também delimitar um tempo necessário para esta elaboração.

A seguir, o umComo.com.br separou as etapas deste processo, bem como dicas sobre como fazer um projeto de pesquisa.

Também lhe pode interessar: Como fazer um projeto empresarial

Introdução e justificativa

O primeiro passo é delimitar o tema que será seu objeto de estudo. Ao pesquisar e definir o tema, levante qual é o problema dentro deste tema que você gostaria de resolver. Assim, você já poderá elaborar a introdução e a justificativa do seu projeto. Ambas as etapas servem para dar uma visão geral da sua pesquisa e também vendê-la como necessária, ao mostrar os problemas, porque são importantes e qual a relevância do seu trabalho.

Objetivos

Em seguida, defina quais serão suas metas ao longo da pesquisa. Dependendo do grau e complexidade, você poderá dividir esta etapa entre objetivos gerais e específicos. Os gerais são os mais amplos é deverá entregar uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa. Já as metas mais específicas servem como um meio para alcançar algo maior. Somadas, elas conduzirão ao objetivo final. Para a formulação dos objetivos, não esqueça de empregas verbos no infinitivo como analisar, descrever, investigar, comparar, contribuir, etc.

Hipóteses

Sabendo qual seu problema e quais seus objetivos, você poderá determinar uma resolução provisória deste, que se constitui em uma solução do problema em termos de suposição. Esta é a chamada hipótese do projeto de pesquisa.

Estado da arte

Neste item, você deverá mergulhar nos estudos e pesquisas e apresentar tudo o que existe na literatura a respeito deste problema particular e específico. Tome cuidado para não abranger demais, concentrando-se na visão que você pretende cobrir ao longo da pesquisa. Inclua conceitos básicos, propostas já realizadas e pesquisas similares ou até opostas. Nesta etapa, o candidato deve mostrar que possui um conhecimento amplo sobre o tema a ser pesquisado e também está acompanhando os assuntos atuais.

Material e métodos

Já nesta etapa, você deverá indicar como sua pesquisa será realizada. Aponte metodologias, materiais, procedimentos, testes, pesquisas e análises. Ou seja, um roteiro de como você encontrará uma resposta para o seu problema.

Cronograma

Junto ao roteiro da pesquisa, inclua um cronograma que indica, ao longo do tempo, onde entrará cada etapa desta pesquisa que acabou de descrever. Lembre-se de checar a duração do programa de pós que pretende se inscrever, para saber se seu planejamento de tempo está de acordo com as normas. Normalmente, o cronograma é disposto em formato de tabela, dividido por linhas e colunas.

Referências bibliográficas

Tudo o que você usou para escrever seu projeto de pesquisa deverá ser listado nesta etapa de referências.

Título

Por fim, você poderá voltar ao início e, com uma visão mais abrangente sobre sua pesquisa, poderá criar um título do projeto que melhor se encaixe naquilo que será pesquisado. É importante que o título contenha as palavras mais importantes do seu trabalho. Pense: se puder resumir sua pesquisa, com quais palavras seria?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um projeto de pesquisa, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como fazer um projeto de pesquisa

Como fazer um projeto de pesquisa
Imagem: lerpraser.blogspot.com
Como fazer um projeto de pesquisa

Voltar ao topo da página