Como fazer um plano de vida

Como fazer um plano de vida

Às vezes, podemos nos sentir confusos ou desorientados sobre o nosso estado atual ou nosso futuro. Um plano de vida é uma ferramenta que permite estruturar a sua cabeça e criar um esquema sobre aquilo que quer conseguir, aquilo que quer mudar, e as ações que levará a cabo para isso. Neste caso, podemos considerar uma série de passos que vamos expor mais para a frente, que permitirão fazer o nosso plano de vida. Dependendo de alguns fatores, como a idade, é muito provável que olhemos para o nosso futuro de uma forma diferente. Neste artigo de umComo queremos ajudar você para que saiba como fazer um plano de vida.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos pensar para poder enfrentar a elaboração do nosso plano de vida é a nossa situação atual e o nosso meio. Devemos realizar uma análise de nossas virtudes e defeitos e analisar as possibilidades que temos no meio em que estamos.

  • Virtudes pessoais. Pessoa muito sociável, organizada, trabalhadora, com capacidade de sacrifício, educada, com determinação, confiante, aplicada, etc.
  • Defeitos pessoais. Excessivamente preguiçosa, com dificuldade para cumprir objetivos, sem nenhuma ambição, pouco trabalhadora, sem educação, etc.

Tanto uma como a outra são relativamente subjetivas e dependerão de cada pessoa de forma individual. Isto significa que uma pessoa pouco trabalhadora e preguiçosa pode conseguir os seus objetivos, mas é provável que tenha mais dificuldade do que uma que não o seja. Além disso, o meio também pode representar mais facilidades ou dificuldades, como vamos ver agora. Devemos considerar outras variáveis como o local de residência, a economia do nosso país, as possibilidades de trabalho, entre outras. Dependendo das metas propostas, deverá avaliar as possibilidades de cumprir com elas em função dos recursos e possibilidades oferecidas em seu meio. No seguinte ponto vamos ver isso com mais detalhes.

2

Agora que já estudamos e analisamos o nosso meio, devemos nos perguntar: Quais são os objetivos que queremos conseguir no nosso plano de vida pessoal? Estes objetivos podem constituir uma série de metas de diferentes tipos que configuram um plano de vida:

  • Estudos. É um dos primeiros fatores que nos permitirão satisfazer o desejo de chegar ao trabalho desejado. Nem todos os trabalhos precisam de estudos, mas hoje em dia parece algo quase obrigatório, dando por suposta a educação primária e secundária.
  • Trabalho. Relacionado com o aspecto anterior, se um dos nossos pontos no plano de vida for conseguir um determinado trabalho, deveremos pensar no que devemos fazer para o conseguir. Ou seja, o que temos que estudar, quais habilidades devemos melhorar e desenvolver mais e quais outros aspectos deveríamos melhorar.
  • Relações. Este ponto faz referência ao desejo de estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Se o que deseja é conservar os amigos, se relacionar mais ou conseguir um parceiro/a, deverá tomar as medidas necessárias considerando sua situação atual. Se quiser encontrar namorado/a, seria legal rever as virtudes da primeira seção. Por outro lado, também pode se propor a melhorar a sua relação com a família e, neste caso, deveria fazer uma lista das suas possíveis ações para conseguir este objetivo.

É interessante tentar estipular objetivos de forma a que possam ser contados e medidos mais à frente, para ver se conseguimos ou até onde fomos capazes de chegar. Um bom exemplo seria: obter um certificado de nível de inglês em um ano. Isto permite-nos ver se realmente conseguimos o objetivo depois de um determinado prazo que nós mesmos definidos. No entanto, outras metas mais subjetivas, como as relacionadas com as relações pessoais, serão mais difíceis de medir.

3

Agora que temos claros os objetivos que queremos no nosso plano de vida, devemos pensar nas ações que podemos levar a cabo para os conseguir. Alguns precisarão de mais esforços do que outros e inclusive pode ter a sensação de que será impossível de conseguir, mas não desespere nem fique impaciente; tudo precisa de tempo. Devemos fazer uma lista separando os diferentes pontos que criamos nos objetivos: estudos, trabalho, relações pessoais, etc. Agora escrevemos em cada ponto o que podemos fazer para que o objetivo se cumpra, por exemplo:

  • Estudos. Estudar duas horas todos os dias para passar a tudo, prestar atenção na aula, se matricular em uma escola de idiomas, etc.
  • Trabalho. Fazer um bom currículo, ser mais organizado, aprender técnicas para enfrentar as entrevistas de trabalho, se esforçar para melhorar os aspectos negativos que possam prejudicar na hora de conseguir o trabalho desejado, etc.
  • Relações. Ser mais detalhista com o parceiro/a, escutar mais os amigos, passar mais tempo com os pais, etc.

Como vemos, são um conjunto de ações, que somadas fazem com que, pouco a pouco, sejam melhorados certos aspectos que aproximam você cada vez mais dos diferentes objetivos. As ações são os meios através dos quais chegaremos à meta. Um exemplo muito gráfico é imaginar uma corrida, onde o atleta precisa de treinar todas as semanas e fazer esforços para poder atingir o seu objetivo: a meta. Somos atletas e se quisermos conseguir as nossas metas teremos que trabalhar e nos esforçar, caso contrário o nosso plano de vida ficará em um papel e não passará para a realidade.

4

Por último, é importante manter um controle ou rastreamento dos meios ou ações propostas em função dos objetivos do nosso plano de vida. É importante detectar as falhas que cometemos e entender que, como todo ser humano, nós erramos. Por isso, temos que ir revendo os nossos objetivos e as ações propostas com o objetivo de ver se estamos seguindo a rota adequada para a sua consecução. No caso de detectar que não estamos indo pelo bom caminho, devemos corrigir esses aspectos a melhorar, ao mesmo tempo que valorizamos e nos sentimos gratos pelo que fomos capazes de cumprir. O futuro só depende de nós; podem existir mais ou menos dificuldades por determinadas circunstâncias, mas pode sempre tratar de atingir o plano de vida com esforço e constância.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um plano de vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.