Como fazer um plano de aula para educação infantil

Como fazer um plano de aula para educação infantil
Imagem: porvir.org

O plano de aula é uma ferramenta indispensável para o educador, pois é através dele que se desenrolam as atividades e ações com as crianças e se preparam as mesmas.

É muito importante que, antes de iniciar as atividades com as crianças, o educador esteja bem preparado para desenvolver as mesmas e que estas estejam bem pensadas e preparadas, de forma a serem propostas com coerência e a terem um desenrolar organizado e controlado, tornando-se assim mais significativas para as crianças.

Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer um plano de aula para educação infantil.

Defina o seu tema

O ponto fulcral do seu plano de aula é o tema sobre o qual as atividades irão incidir. Desta forma, este deverá ser o primeiro ponto a ter em conta.

Defina o seu tema, por exemplo, a Primavera, e faça uma pesquisa sobre o mesmo, para se preparar e estar confortável para falar sobre ele.

Esta pesquisa poderá constar no seu plano de aula, como anexo, para que, caso esqueça algo, tenhas as informações necessárias à mão.

Proponha os objetivos

Escolhido o tema, o próximo passo é definir os objetivos gerais a que se propõe. Estes deverão ser pensados tendo em conta o grupo de crianças, os seus interesses e necessidades.

Os objetivos poderão ser, por exemplo, alargar conhecimentos acerca da Primavera; Promover a noção temporal explorando as estações do ano; Desenvolver a motricidade fina; Fomentar a criatividade; etc.

Defina as atividades

Defina as atividades que irá desenvolver ao longo do dia e aprofunde cada uma delas. Exponha o que pretende com as mesmas, referindo:

- Objetivos de cada uma das atividades, explicitando quais os domínios de desenvolvimento que pretende desenvolver;

- Duração da atividade;

- Momento do dia durante o qual irá realizar a atividade;

- Recursos humanos e materiais necessários para desenvolver a atividade;

- Descrição do planeado para a atividade;

- Número de crianças com as quais irá realizar as atividades e onde, bem como o que irão fazer as restantes crianças enquanto aguardam a sua vez de realizar a atividade;

- Se pretender que as crianças se organizem em determinados grupos, defina-os previamente no plano de aula, delineando quem irá trabalhar com quem e anotando quem já realizou a atividade e quem irá ainda realizá-la.

Avaliação

Defina o que pretende avaliar de cada uma das atividades, expondo:

- O que irá avaliar;

- Como irá avaliar (observação, registo da educadora, registo da criança, conversa, registo fotográfico, etc.);

- Quando irá avaliar.

Não esqueça...

- Todas as atividades deverão ter em conta o grupo de crianças com as quais as irá desenvolver, de forma a que estas sejam significativas e produtivas. Para tal, deverá ter analisar as idades das crianças, o seu desenvolvimento, os seus interesses e necessidades educativas;

- Você deverá descrever muito bem o seu plano de aula, pensando que, se por algum motivo não pudesse levá-lo a cabo, outra educadora conseguiria fazê-lo baseando-se no mesmo;

- O plano de aula é uma base orientadora do trabalho, contudo não é estanque. Se for necessário, ele poderá sofrer alterações, tendo sempre em conta as crianças e o que elas estão revelando aquando a realização da atividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um plano de aula para educação infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.