Como fazer um plano de aula

Como fazer um plano de aula
Imagem: saladegeografia.com

O plano de aula é a base de trabalho do professor. É uma previsão dos conteúdos a abordar na aula, dos objetivos, do modo de os atingir e das estratégias a utilizar.

Elaborar um plano de aula é fundamental para que esta corra bem. Permite estruturar o trabalho a desenvolver e, assim, desempenhá-lo com maior eficácia.

Em umComo.com.br pode ver como elaborar um plano de aula simples e eficaz.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é definir o tema a abordar e verificar se é adequado à turma e aos objetivos propostos. Depois, identificar todos os itens que deverão ser falados durante a aula.

2

Pesquisar sobre o tema escolhido. É muito importante que o professor esteja completamente à vontade com o assunto que está a abordar na sala de aula, de forma a falar sobre ele com segurança e a conseguir responder a qualquer pergunta que lhe seja colocada.

3

Definir a duração da aula.

O professor deve estipular o tempo durante o qual irá abordar o tema e cada um dos itens, para que consiga cumprir os objetivos previstos no plano de aula.

4

Escolher as estratégias a utilizar.

As estratégias devem estar bem definidas e pensadas de acordo com a turma e as suas características. Dentro das estratégias podem ser definidos os materiais a usar tanto pelo professor como pelo aluno. Os materiais devem ser preparados e testados cuidadosamente antes da aula.

5

Por fim, no plano de aula deve haver um campo destinado à avaliação. Ou seja, no final da aula o professor deve refletir sobre todos os campos definidos no plano e analisar o modo como foram desempenhados, registrando se os objetivos foram alcançados e se as estratégias foram adequadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um plano de aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Faça o seu plano de aula o mais explícito possível, de forma que, na sua ausência, qualquer professor conseguisse dar a sua aula como a previu.