Como fazer um mapa conceitual

Como fazer um mapa conceitual

Os mapas conceituais são uma excelente ferramenta para estudar e fixar conhecimentos, porque permitem visualizar de forma clara a informação. De modo que se você se pergunta como fazer um mapa conceitual para preparar seus exames, dê uma olhada nesta série de recomendações que damos a você em umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O que é um mapa conceitual? Um mapa conceitual é um gráfico que ajudará você a representar conceitos e como eles se relacionam. No fundo, um mapa conceitual é um esquema da informação. Por isso, fará com que entender uma coisa se torne mais simples.

2

Os mapas conceituais são organizados com base na informação, organizada através de diferentes pontos, palavras-chave e linhas que servem para uni-los e explicá-los.

3

Para fazer um mapa conceitual de um texto, você deve tomar nota das ideias-chave fundamentais e dos principais pontos e características enquanto estiver lendo, seja anotando-os em uma folha à parte ou sublinhando-os.

4

Isto é, você deve identificar os principais temas e os subtemas que decorrem deles. Essa é a única informação que você incluirá em seu mapa conceitual.

5

Dê uma olhada nos pontos que extraiu e organize-os, da ideia mais geral à mais específica. O mapa conceitual começará do geral para ir desmembrando-o até aos pontos mais básicos, que irão sendo subordinados ao ponto anterior.

6

Na hora de representar as ideias em seu mapa conceitual, se um conceito puder ser desmembrado em diferentes pontos você deve expô-los na mesma altura. Quando mudar de altura no gráfico, estará mudando de nível de profundidade da informação.

7

Una todos os pontos de informação por setas, listras ou outro tipo de conectores que ajudem você a ver de forma gráfica e simples a relação entre eles.

8

E, para que seu mapa conceitual seja realmente eficiente, não é necessário incluir toda a informação existente ou criar muitos níveis ou ramificações. Não passe do quarto ou quinto nível de informação a não ser que seja realmente necessário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa conceitual, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.