Partilhar

Como fazer seu filho ser mais seguro

Como fazer seu filho ser mais seguro

Os pais amam os seus filhos e muitas vezes acham que sabem o que é melhor para eles. Não percebem que precisam do seu espaço, que às vezes são muito exigentes e que não reforçam as mensagens positivas suficientemente. A longo prazo isso pode ser um problema para seus filhos, que possivelmente tenham desenvolvido uma dependência emocional com os pais. Por isso, é fundamental ajudar os filhos a crescerem na independência e desde pequenos, ajudando-os a crescerem e a se transformarem em pessoas seguras. Não é fácil, mas é possível. Neste artigo de umComo damos a você algumas dicas para seu filho ser mais seguro.

Passos a seguir:
1

Não reforce as mensagens negativas, reforce as positivas. Inclusive as coisas que não fez direito, pode dizer de uma forma mais construtiva. Por exemplo, em vez de dizer: "Você me decepcionou. Eu fiz tudo por você", poderia dizer: "Você está decepcionando consigo mesmo, não a mim". Seu filho deve entender que deve fazer as coisas por ele, não para agradar os pais.

2

Se tiver mais de um filho, não o compare com seus irmãos. Sem dúvida que, as comparações podem causar uma baixa autoestima. Faça o contrário: potencie as suas qualidades, favorecendo as mensagens positivas para as coisas em que seu filho se destaca: música, dança, leitura ou simplesmente, ser um bom jogador de futebol.

3

Você tem que se converter em um padrão ou modelo para eles. É claro, não queremos crianças que imitem seus pais mas sim que vejam em seus pais um modelo firme, seguro e positivo, reforçando a autoestima da criança. Se estamos pedindo que coma toda a verdura do prato, teremos que dar o exemplo. Assim entenderá que seus pais são uma referência. E portanto, os gritos e os palavrões não estão permitidos em casa.

4

Para que o seu filho seja mais seguro, é muito importante que o ajude a expressar seus sentimentos. É crucial que possa se sentir cômodo para dizer que se encontra triste, ou contente, ou que algo o preocupa. Mas para isso, você deve criar esse clima de comunicação entre o pequeno e vocês, promover momentos para que a criança possa se abrir com você.

5

O contato físico é incrivelmente reparador. Se não for uma pessoa carinhosa deve tentar mudar, porque as pessoas, principalmente as crianças, precisam de um abraço, beijo, mãos dadas, olhos nos olhos, cócegas... Precisam do contato de pele com pele de seus pais para reforçar a segurança e sentirem-se amados.

6

É muito importante brincar com as crianças, interagir com elas e dedicar tempo a elas. Também é necessário promover a segurança nas crianças, estabelecer metas realistas que possam cumprir. Nada de objetivos inalcançáveis, mas sim coisas que a criança possa atingir para aumentar a sua motivação e segurança.

7

Para o ajudar na difícil tarefa de ser pai e mãe, confira também estas dicas que temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu filho ser mais seguro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer seu filho ser mais seguro

Como fazer seu filho ser mais seguro
Como fazer seu filho ser mais seguro

Voltar ao topo da página