Partilhar

Como fazer que meu filho faça as lições de casa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019

Ensinar uma criança a fazer as lições de casa nunca é simples. Por isso, devemos estabelecer uma rotina para que cumpram diariamente e manter a criança descansada antes de colocá-la para estudar. A comunicação com a criança para conhecer os motivos pelos quais se nega a realizar suas tarefas nos permitirá resolver o problema de forma adequada, sendo conscientes de que aumentar a sua motivação com recompensas é fundamental nessa idade. Em umComo esclarecemos com estes simples passos como fazer que seu filho faça as lições de casa.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu filho a falar corretamente

Fale com a criança

Para começar, o que deveria fazer é perguntar ao seu filho por que não quer realizar as lições de casa. Desta forma, você averiguará se o problema é que não se sente capaz de fazer ou se não tem vontade. Assim, poderá solicitar ajuda extraescolar ou ajudá-lo você mesmo se achar necessário. Se a questão está em sua desmotivação geral em se dedicar a fazer a lição ou a falta de concentração, o mais adequado seria dividir a faixa horária das lições em duas partes, incluindo um descanso de dez minutos no meio.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Fale com a criança

Valorize o trabalho de seu filho

Mostre interesse nos resultados de seus trabalhos e exames. Se a criança vê que você valoriza seu esforço e os consequentes resultados positivos, se sentirá motivada para prosseguir por este caminho e não lhe custará tanto fazer as lições. Deste modo, entenderá que fazer as tarefas melhorará suas notas e assim você lhe demonstrará que se sente orgulhoso dela.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Valorize o trabalho de seu filho

Onde estudar tranquilamente?

Na hora de fazer as lições de casa é imprescindível estabelecer um lugar fixo onde o seu filho as deve realizar. Antes de escolher um ao acaso, avalie que o local não tenha distrações, como ocorre diante do computador ou da televisão. Obviamente, guarde smartphones ou tablets, se tiver, para que não estejam ao alcance dele enquanto estuda. Por outro lado, lembre-se que o lugar deve estar em silêncio, e se você como mãe ou pai também dedica o momento para ler ou trabalhar, eles se sentirão mais cômodos e imitarão seu comportamento.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Onde estudar tranquilamente?

Quando fazer as lições de casa?

Permita ao seu filho fixar o horário que mais lhe convém dependendo das atividades extraescolares que realizar, para que assim adquiram sentido de responsabilidade. O ideal é que comecem após um bom lanche, que lhes dará energia suficiente para enfrentar as tarefas. No entanto, esqueça os doces, pois a única coisa que conseguem é um aumento de açúcar seguido de um desânimo geral considerável. Se a criança está exausta depois da jornada escolar, pode se beneficiar de um cochilo de meia hora antes de estudar.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Quando fazer as lições de casa?

Permita algumas pausas

Deverá estabelecer sempre um horário de início e de fim aproximados para que seu filho faça as lições de casa. Além disso, este deve incluir uma pausa para que a criança descanse e renda de forma eficiente. O descanso deve oscilar entre dois e dez minutos para cada hora de tarefa. Por outro lado, lembre-se que depois dos primeiros 30 minutos as crianças atingem seu nível mais alto de rendimento, e que em uma hora e meia isso diminui.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Permita algumas pausas

Esconda seu jogo preferido

Prive-lhe de algo que gosta ou seja essencial para ele se não fizer as lições de casa. Diga-lhe que o devolverá quando terminar sua tarefa, e, claro, cumpra sua palavra se o fizer. Por exemplo, costuma funcionar retirar de seu alcance seu videogame preferido, o tablet ou o smartphone, se tiver.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Esconda seu jogo preferido

Proponha-lhe a situação

Demonstre a seu filho que fazer a lição de casa só traz benefícios para ele. Conte a ele o que implicaria se não a fizesse: suspender a matéria, seguido de repetir o curso, o fato de não estudar mais com seus amigos de classe, ou que sua falta de conhecimento dificulte seu acesso a estudos superiores e inclusive a poder encontrar um emprego. Mostre-lhe a crueza de não se esforçar por seu futuro. Assim, a criança começará a ser consciente de que deve se esforçar para evitar que algo disso ocorra.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Proponha-lhe a situação

Revise as lições de casa com seu filho

Um bom método para que seu filho faça as lições de casa é revisá-las com ele. Estabeleça um tempo para cada tarefa e quando terminar revisem juntos, enquanto explica a você como a realizou. Anime-o se você vê que é complicada e lhe felicite se acha que a fez direito. Além disso, pode dar uma mão se vir que está muito complicado, mas faça com que isso não se converta em um hábito.

Como fazer que meu filho faça as lições de casa - Revise as lições de casa com seu filho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer que meu filho faça as lições de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer que meu filho faça as lições de casa

1 comentário
maura campos
MEU FILHO TEM DIFICULDADE DE PROCESSAR AS INFORMAÇÕES, ELE ESTÁ FAZENDO O TREINAMENTO AUDITIVO COM O FONO. QUE OUTRAS SUGESTÕES TEM PARA MIM?

1 de 9

Voltar ao topo da página