Partilhar

Como fazer para meu filho parar de roer as unhas

Conseguir que o seu filho deixe de roer as unhas não é uma tarefa simples, mas não é impossível. É um hábito que você não deve deixar passar, é um sinal de alarme que pode ser reflexo de um complexo ou transtorno emocional. E é importante tomar as medidas necessárias para ajudar o seu filho a superar qualquer problema. Em umComo.com.br vamos explicar como fazer para seu filho parar de roer as unhas; com algumas regras e atenção você vai conseguir que ele abandone este hábito definitivamente.

Também lhe pode interessar: Como parar de gritar com os filhos
Passos a seguir:
1

Se você quer que o seu filho deixe de roer as unhas com a sua ajuda isso será possível. Uma boa forma de acabar com o problema é explicar ao seu filho as vantagens de ter unhas bonitas e cuidadas.Por exemplo, diga-lhe que os dedos não se deformarão, que as suas mãos terão uma aparência mais cuidada, não aparecerão as pelezinhas ao lado da unha tão incômodas...

Também vale a pena você se concentrar em informá-lo sobre os riscos ou desvantagens de ter o mau hábito de roer as unhas, entre eles o mais importante é que as unhas estão expostas a muita sujeira e ao serem roídas pode-se adquirir uma infecção.

2

É importante encontrar uma forma de motivar seu filho a parar de fazê-lo. Não se esqueça de que no final de contas apenas ele pode deixar de roer as unhas e nem sempre você estará presente para recriminá-lo. Os psicólogos comprovaram que o desaparecimento deste mau hábito depende muito da vontade da criança de parar. Muitas vezes os filhos deixam este hábito quando se sentem desaprovados pelos seus colegas do colégio ou amigos. E como pais, o melhor que se pode fazer é sugerir que eles deixem de o fazer, mas sem brigar, apenas oferecendo apoio.

3

Ajude o seu filho a identificar os momentos nos quais tende a roer as unhas. E dessa forma, será mais fácil preservá-las desde que o seu filho queira deixar de fazê-lo. Você pode usar alguma substância repelente, colocar tiras de desenhos, tampar as pontas dos dedos com capa de brinquedo, etc. Com algum destes métodos, o seu filho lembrará que não deve roer as unhas de forma voluntária e sem nenhum tipo de pressão.

4

Nunca use o castigo quando vir o seu filho roendo as unhas, pense que é um ato muitas vezes inconsciente, e que às vezes ele não consegue controlar. Se você o recriminar só o deixará mais tenso, e fará com que repita esse comportamento mais vezes. O que funciona melhor é o reforço positivo. Você pode começar pedindo-lhe pequenos progressos como deixar crescer uma unha e recompensá-lo quando o conseguir e assim, aos poucos, até às dez unhas.

5

Para além disso, existem alguns remédios caseiros aos quais pode recorrer para o seu filho parar de roer as unhas. Se o suco de limão não for algo agradável para o seu filho, pode experimentar esfregar as unhas com metade de um limão ou aplicar o seu suco com algodão nas unhas. O sabor ácido do limão vai fazer com que o seu filho não roa as unhas. Confira mais remédios caseiros para parar de roer as unhas, entrando no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para meu filho parar de roer as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer para meu filho parar de roer as unhas

Voltar ao topo da página