Como fazer novos amigos

Como fazer novos amigos

Em alguns momentos da vida nós olhamos para o nosso círculo social e nos perguntamos: será que essas pessoas que fazem parte dele realmente têm a ver comigo? Ou, então, nós nos mudamos de cidade, independente da nossa idade, e nos vemos naquela fase em que precisamos sair e conhecer novas pessoas para criar um grupo.

Mas renovar ou fazer novos amigos pode não ser uma tarefa fácil, principalmente depois de enfretarmos uma pandemia, que não só contribuiu para mudar a forma com que conhecemos pessoas, mas também a forma com que nos relacionamos, já que muitas pessoas ficaram mais retraídas e perderam um pouco do traquejo social. Se esse é o seu caso, não se preocupe, no artigo de hoje do umCOMO sobre como fazer novos amigos, nós vamos te dar as dicas que você precisa para conhecer novas pessoas com as quais você se identifique.

Como fazer novos amigos na internet

Se você se pergunta como fazer novos amigos na pandemia, saiba que a internet pode ser uma ótima aliada neste processo. Se você foi adolescente no início dos anos 2000 lembra bastante dos chats Uol e companhia, que eram os points on-line para conhecer pessoas.

Agora, que nós carregamos a internet na palma da nossa mão, literalmente, os aplicativos são os nossos melhores amigos quando queremos conhecer pessoas na internet e o melhor, de maneira muito mais segmentada e com a nossa cara!

Se você se pergunta como fazer novos amigos na internet, uma das maneiras é usar apps como o Meet Up, por exemplo. Nele, você se cadastra e pode selecionar eventos de acordo com os seus gostos para se reunir com desconhecidos e daí começar uma amizade.

Existem clubes de leitura, encontros para intercâmbios de idioma, aulas de yoga ao ar livre e por aí vai... O melhor deste tipo de aplicativo é que você conhecerá várias pessoas que têm interesses parecidos com os seus e, provavelmente, muita coisa em comum.

Como fazer novos amigos depois dos 30

Quando somos crianças tudo é mais fácil. A gente compartilha um brinquedo ou entra em uma brincadeira e já temos melhores amigos para a vida toda!

Depois de adulto, essa situação pode apresentar-se de uma maneira um pouco mais complicada, já que os adultos, de maneira geral, costumam ser menos abertos que as crianças na hora de fazer amizades. Além do que, a rotina também pode complicar a criação de situações oportunas para conhecer outras pessoas.

Mas, se você se pergunta como fazer novos amigos depois dos 30, acompanhe as dicas abaixo que podem te ajudar.

Participe de reuniões de pessoas com frequência

Com a correria do dia a dia é muito fácil dizermos não para os eventos sociais. Não, porque estou muito cansado/a. Não, porque tenho que trabalhar amanhã. Não, porque a minha cama parece tão convidativa no momento. Mas, faça um esforço. Pessoas novas não aparecerão na porta da sua casa. Você se surpreenderá com quem pode conhecer no aniversário daquela prima ou naquela festa que alguém pediu para que você fosse fazendo companhia.

Entenda o que você gosta

Muitas vezes parece que estamos conhecendo pessoas que não têm muito a ver com a gente e nos tornamos frustrados por pensar que a gente não tem afinidade com o nosso círculo social, mas, talvez, você só esteja frequentando os lugares errados. Não adianta viver no bar, se você não curte beber, nem gosta do ambiente. Do mesmo jeito que não adianta ir ao teatro com frequência se você gosta de ambientes mais dinâmicos, nos quais possa andar e conversar.

Dizem que os 30 anos são a fase em que começamos a entender com mais clareza do que gostamos e para onde queremos ir. Então, se você quer saber como fazer novos amigos depois dos 30, procure entender quem você é e assim encontrará pessoas com as quais você terá afinidade e poderá construir uma amizade.

Separe colegas de trabalho de amigos

Quando a gente é super jovem todo mundo que a gente têm um mínimo de identificação ou proximidade acaba virando amigo. Nossos critérios na hora de escolher os amigos podem, muitas vezes, ser pela convivência no dia a dia, como na escola ou faculdade, ou porque estamos acostumados a simplesmente ser amigo de todo mundo.

Daí quando chegamos no mercado de trabalho, até nos acostumarmos que nem todas as pessoas com as quais convivemos são necessariamente nossos amigos pode levar um tempo. A fase dos 30 anos nos traz mais clareza que nem sempre os colegas de trabalho são para virar amigos. Claro que podemos fazer grandes amizades no ambiente de trabalho - eu fiz e me orgulho muito das minhas, mas nem sempre é esse o caso.

Pode ser que por puro costume de ser amigo de quem você convive, você esteja gastando muito tempo fora do trabalho com seus colegas, quando poderia estar fazendo outras atividades que te fariam conhecer pessoas diferentes e fazer novos amigos que têm mais a ver com você.

Arrisque-se em atividades desconhecidas

Falamos muito da importância de se conhecer para encontrar as pessoas que combinam com você, mas faz parte também dessa fase dos 30 anos, arriscar-se em coisas que você nunca fez antes. Além de descobrir um novo hobby, você pode fazer novos amigos. Que tal experimentar uma noite de karaokê?

Como fazer novos amigos depois dos 40

Aos 40 nós já nos conhecemos melhor, sabemos o que gostamos e o que não gostamos, as pessoas e lugares que combinam com a gente estão mais claros para nós, mas ao mesmo tempo pode ser mais difícil fazer amigos nesta fase, já que as pessoas costumam ser mais fechadas e ter menos tempo livre para sair por conta do trabalho e da família.

Mas, como em qualquer outra fase da vida, é super possível fazer novas amizades, por isso separamos as seguintes dicas sobre como fazer novos amigos depois dos 40.

Frequente os lugares que você gosta

É verdade que nesta fase da vida nós sabemos nossos gostos, mas também é verdade que com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de frequentar os lugares que gostamos por conta dos compromissos e afazeres. Mas, procure resgatar os lugares que você gosta de frequentar e ir, pelo menos, uma vez por semana ou se a agenda não permitir, uma vez a cada duas semanas.

Não guarde o networking só para o trabalho

O fato de as pessoas, normalmente, tornarem-se mais fechadas nesta fase da vida, faz com que elas possam ter um pouco mais de dificuldade na hora de fazer novos amigos. Mas, ao mesmo tempo, há a vantagem de a esta altura, termos muito mais jogo de cintura, já que temos maturidade.

Por isso, apresente-se para as pessoas, experimente fazer networking também no tempo livre, conecte-se com as pessoas que você acha que vai gostar e logo verá que estará fazendo novas amizades.

Convide as pessoas para fazer algo

É comum também nesta fase, a amizade ser um pouco menos intensa, já que cada um tem a sua vida, seus compromissos. Mas, muitas vezes mais assumimos a verdade do que realmente sabemos dela. Experimente convidar aquela pessoa com quem você tem vontade de fazer uma nova amizade para sair, seja para uma cerveja, para ver uma peça de teatro, uma exposição ou seja lá o que você achar que combine com vocês. Você verá que é possível conciliar a vida diária e bons momentos entre amigos.

Faça um curso que você sempre quis

Às vezes temos hobbies, mas acabamos não colocando-os em prática com a frequência em que gostaríamos. Se você quer saber como fazer novos amigos depois dos 40 e ao mesmo tempo fazer algo prazeroso no seu tempo livre, começar um curso que te agrade pode ser uma boa maneira de alcançar os dois objetivos. Uma aula de pintura, de cerâmica, de dança... ou o que for a sua cara!

Como fazer novos amigos na escola

Apesar de que a escola é um ambiente propício para fazer amigos, já que reúne várias pessoas da mesma faixa etária no mesmo lugar, algumas dicas podem ser importantes para facilitar o processo se você quiser saber como fazer amigos na escola.

Aproveite as atividades extra-curriculares

Durante as aulas é mais difícil conectar-se com seus possíveis amigos já que todos os estão mais concentrados, fazendo deveres e exercícios.Já nas atividades extra-curriculares, os alunos costumam estar mais descontraídos, apesar de ser igualmente necessário prestar atenção e respeitar o professor ou instrutor, há mais atividades em dupla ou grupo ideais para quem quer fazer novos amigos. Procure não faltar a estas atividades, não só para o seu crescimento escolar, mas também para fazer amizades.

Crie um clube do livro

Gosta de ler? Criar um clube do livro na escola pode ser a atividade ideal para fazer novos amigos. Além de desenvolverem um ótimo hábito, o da leitura, vocês podem se reunir para debater o livro escolhido uma vez por semana no recreio, por exemplo. Esta é uma ótima maneira, inclusive, de conectar com pessoas de outras turmas. Peça permissão da coordenação da escola e coloque um aviso no corredor. Muita gente pode se interessar pelo seu clubinho!

Pratique esportes

Praticar esportes, além de trazer benefícios para a saúde, traz também para o meio social. Praticar esportes é uma forma de fazer novos amigos na escola, já que eles dependem de união e trabalho em equipe. Vocês podem, inclusive, formar times para fazer gincanas e campeonatos até mesmo fora da escola, nos fins de semana.

Crie um grupo de estudos

Criar um grupo de estudos também é uma boa maneira de fazer novos amigos na escola. Além de garantir boas notas, com certeza, aproximará você dos seus colegas e daí pode nascer uma bela amizade. Vocês podem pesquisar juntos os melhores métodos de estudo, criar uma agenda, fazer resumos, tornando a atividade de estudar mais divertida e prazerosa.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como fazer novos amigos? Conta para a gente qual você vai colcoar em prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer novos amigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.