Como fazer meu filho comer frutas e verduras

Como fazer meu filho comer frutas e verduras

Muitos pais percebem que os seus filhos quando são pequenos não gostam de consumir vegetais. No entanto, é importante saber como fazer seu filho comer frutas e verduras, pois ter esse hábito desde novo vai ajudar a criança a desenvolver bons hábitos alimentares e se tornar um adulto saudável e mais resistente aos problemas de saúde. Para colocar isso em prática, veja as dicas que o umComo.com.br separou para você a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

Duas palavrinhas são essenciais na hora de fazer seu filho comer frutas e verduras: persistência e criatividade. Na verdade muitas crianças pequenas rejeitam os vegetais em detrimento de outros alimentos pouco saudáveis, porque eles possuem um gosto mais suave do que produtos cheios de açúcar e sal. Mas isso não impede de forma alguma que você faça uso de todas as técnicas para que o seu filho se alimente bem.

2

Mesmo crianças que comem papinha com vegetais podem estranhar os alimentos mais inteiros na hora de consumi-los quando passam dos anos de idade. Por sorte, entretanto, é nessa mesma idade quando o seu filho começa a exercitar a fantasia, assim, a dica é fazer a hora da refeição um momento de diversão, com jogo de imaginação. Você pode contar à criança, por exemplo, que aquele prato de comida com massa e legumes é uma poção mágica e que ela precisa adivinhar quais são os ingredientes.

3

Além disso, você deve deixar o seu filho brincar com os alimentos, assim, mais uma vez eles se tornarão mais interessantes. Alguns hábitos também aproximam as crianças dos vegetais, como acompanhar os pais nas compras da feira e mesmo na preparação dos alimentos. Estimule o seu filho a conhecer as cores dos vegetais, a sua textura, cheiro e sabor. Quanto à criatividade, outra dica é sempre preparar a maior variedade possível de vegetais e sempre de maneiras diferentes.

4

Assim, se ele não gostar do brócolis cru, por exemplo, pode gostar dele cozido no vapor d’água ou refogado. Já a variedade é importante, porque a criança pode não simpatizar com o chuchu e com a berinjela, mas apreciar a cenoura e a abobrinha. Você também pode montar pratos divertidos, com formato de rosto e outras imagens. A dica é que sejam bem coloridos. Também é importante ser um exemplo para o seu filho comendo os mesmos vegetais que você deseja que ele consuma. As crianças se espelham nos adultos mais próximos e se elas percebem que você não come frutas e legumes não será encorajada a comê-los.

5

É de extrema importância ainda que os pais controlem os alimentos que entram em casa. Se menos produtos industrializados forem comprados e, se estiver mais acessível ao pequeno, as opções saudáveis ele vai se acostumar a ter uma alimentação mais adequada. Uma dica para quando o seu filho estiver rejeitando muito os vegetais e esteja difícil dele se render é colocar os legumes de forma menos evidente nos pratos, como no feijão. Se o seu filho gostar da comida diga a ele quais os ingredientes que você usou.

6

Por outro lado, se não tem jeito do pequeno comer cenoura, por exemplo, mas ele gosta dos outros legumes, não tem porque se preocupar e nem forçá-lo a comer a cenoura. Também não é recomendado castigar a criança por não comer vegetais, o que vai apenas fazer com que ela tenha ainda mais aversão a esses alimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu filho comer frutas e verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.