Partilhar

Como fazer meu filho comer bem

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meu filho comer bem
Imagem: minhocasaudavel.com.br

Manter a criança bem alimentada, com refeições saudáveis e equilibradas, é essencial para o seu correto desenvolvimento. No entanto, existem pais e mães que se questionam sobre como fazer meu filho comer bem. Para dar uma forcinha nessa hora, mostrando alternativas eficientes, o umComo.com.br separou algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu filho comer frutas e verduras

Como estimular crianças a se alimentar

Existem fases da vida da criança que é normal que ela não coma com regularidade, geralmente, menos do que os pais e mães gostariam. Porém, especialistas afirmam que isso é normal e as explicações sociais e orgânicas existem. Mesmo assim, é possível utilizar algumas técnicas que ajudam a saber como fazer meu filho comer bem. Em geral, se referem a métodos para deixar o prato mais atrativo para a criança. Usar a criatividade é fundamental.

Uma dica para que a criança coma melhor e, inclusive, ajude a criar o hábito de preferir os alimentos saudáveis, é nunca bater a comida no liquidificador para fazer uma papinha depois que o seu filho já está maior e pode comer de tudo. Os purês funcionam bem com as crianças pequenas para facilitar a ingestão dos alimentos, mas depois o que elas precisam são cores. Assim, a sopa de legumes deve ser colorida e você pode eleger um deles para ser o predominante na receita.

Se o seu filho está em uma fase de comer pouco, o melhor é preparar receitas altamente nutritivas para que ele não fique com deficiência de vitaminas e minerais. Para tanto, uma dica é preparar um omelete com legumes cortados para dar cor à comida e também deixá-la mais nutritiva. Já na panqueca, os legumes podem aparecer no recheio e, na hora de fazer a massa, é possível incrementá-la com espinafre. Outra dica é fazer yakisoba, macarrão com legumes e carne, um prato que as crianças costumam adorar.

Como fazer meu filho comer bem - Como estimular crianças a se alimentar
Imagem: answers.com

Dicas para o seu filho se alimentar bem

A dica para as mães e pais que estão preocupados em como fazer seu filho comer bem é separar os alimentos da refeição em cumbucas ou pratos individuais, o que também ajuda a criança a diferenciá-los, permitindo que se interesse mais em prová-los. Ajuda ainda a permitir à criança que se sirva sozinha, bem como a proporcionar um ambiente tranquilo na hora de fazer as refeições que, preferencialmente, devem ser feitas na companhia da família.

Outra dica é não cozinhar demais os vegetais, já que levemente crocantes eles podem ser mais interessantes para o paladar e para o olhar, no caso do brócolis, couve-flor e outros. Aliás, criar desenhos com a comida pode ser uma forma divertida de estimular a criança a comer a refeição com mais prazer. Da mesma forma, as saladas devem ser coloridas e podem ser enfeitadas com ovo cozido picado ou croutons.

Pais e mães devem variar na oferta de alimentos aos seus filhos, assim, mais dificilmente eles vão enjoar de alguma coisa. O importante desse hábito é que também ajuda a mostrar à criança a variedade de legumes, vegetais, grãos, sementes, frutas e demais alimentos que existem. Quanto maior for o repertório de alimentos no prato da criança maiores são as chances dela receber todos os nutrientes de que precisa.

Como fazer meu filho comer bem - Dicas para o seu filho se alimentar bem
Imagem: isabellafiorentino.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu filho comer bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer meu filho comer bem

Como fazer meu filho comer bem
Imagem: minhocasaudavel.com.br
Imagem: answers.com
Imagem: isabellafiorentino.com.br
1 de 3
Como fazer meu filho comer bem

Voltar ao topo da página