Entrar para a faculdade

Como fazer medicina na Bolívia

Como fazer medicina na Bolívia

Cada ano é maior o número de brasileiros que fazem as malas para estudar medicina em uma universidade boliviana privada. Além de sair muito mais barato do que no Brasil, não é preciso fazer vestibular e nem outro processo seletivo para ingressar, outra vantagem é que as vagas são ilimitadas. Confira com o umComo.com.br como fazer medicina na Bolívia com as informações reunidas sobre o assunto.

Passos a seguir:

1

É crescente o número de pessoas que deseja estudar medicina e que adere aos cursos em cidades bolivianas em decorrência das inúmeras facilidades que existem em comparação às faculdades brasileiras. Por aqui, há empresas que ajudam a realizar os trâmites legais necessários, mas com empenho é possível fazer medicina na Bolívia sem que seja preciso contratar o serviço, uma vez que é relativamente simples.

Como fazer medicina na Bolívia - Passo 1
2

O primeiro passo para quem deseja iniciar os estudos no país vizinho é escolher a universidade onde prefere estudar. Hoje em dia, as mais procuradas estão na cidade de Santa Cruz de la Sierra, que está localizada no centro do país, a 850 km da capital La Paz. Nela estão as universidades UDABOL - Universidad de Aquino de Bolivia, UBEBOL - Universidad Cristiana de Bolivia, Universidad Nacional Ecológica e Unifranz, entre outras. É possível ainda se matricular em instituições de ensino localizadas nas cidades de Cochabamba, Sucre, Oruro, Cobija, Potosi e La Paz.

3

A duração dos cursos é de seis anos em média e o pré-requisito aos interessados é unicamente que tenham concluído o ensino médio. Além disso, é possível se inscrever para ingressar no início do ano, em fevereiro, ou na metade, em julho. Nos sites das universidades estão todas as informações necessárias de como fazer a matrícula, sendo que algumas delas contam com páginas em português. Em geral, os documentos exigidos são os seguintes: histórico escolar do 2º grau, certidão de nascimento, passaporte e foto 3x4.

4

O segundo passo para se tornar um estudante boliviano é seguir os trâmites legais para entrar no país. Para conseguir o visto de estudante é preciso apresentar alguns documentos em um dos escritórios da Direção Geral de Migração na Bolívia, ou seja, é lá mesmo onde o documento é solicitado. Entre os documentos necessários estão passaporte válido por pelo menos seis meses, certificado de antecedentes criminais, atestado médico comprovando ausência de doenças infecciosas e teste para HIV.

5

É necessário ter ainda o certificado de estudos que garanta suficiência para continuar os estudos, matrícula na universidade ou centro de pesquisa, duas fotografias 3x4 coloridas, recentes e com fundo branco, Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela e formulário preenchido de pedido de visto. Além desses, no caso do estudante ser menor ele deve apresentar ainda autorização de viagem e documento especificando a pessoa que vai ser responsável por ele.

Como fazer medicina na Bolívia - Passo 5
6

Já quando o estudante conclui o curso de medicina na Bolívia, antes de começar a trabalhar no Brasil, caso essa seja a sua pretensão, é preciso realizar o Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras. Embora estudar no país vizinho seja uma forma de finalmente iniciar um curso de medicina para muitas pessoas, sem contar as vantagens do país, como custo de vida menor, é importante pesquisar muito antes de escolher uma universidade para se matricular. Há diversas críticas negativas sobre a qualidade de ensino em algumas instituições e mesmo denúncias de cobranças ilegais feitas pelos próprios professores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer medicina na Bolívia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Danielle
Sou fisioterapeuta, gostaria de saber se para fazer medicina na Bolívia terei que fazer o curso completo ou já entro adiantada.
Valdir
Tenho um amigo que fez medicina na Bolívia, ele queria que eu fosse também, e, por eu ser enfermeiro, eu faria esse curso em 3 anos e meio apenas, várias matérias eu não precisaria fazer.
A sua avaliação:
julio cesar marques da silva
quero sim escrever pra cursar faculdade 2021/2
Mirian
Como fasso pra me inscrever para entrar na faculdade de medicina em 2019?
Gabriel
O primeiro passo é aprender a escrever
1 de 3
Como fazer medicina na Bolívia