Como fazer matrícula nas escolas municipais

Como fazer matrícula nas escolas municipais
Imagem: prefeituradecambui.mg.gov.br

Está na hora de matricular ou rematricular o seu filho na rede pública de ensino? Veja como fazer matrícula nas escolas municipais com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Matrículas em escolas municipais

Cada estado brasileiro possui o seu calendário escolar e, por isso, fazer matrículas nas escolas municipais no Brasil vai depender da cidade onde cada pessoa reside. Em geral, os alunos que já estão no ensino regular são informados sobre quando devem realizar a sua rematrícula para o próximo ano, conforme a escola em que estiverem matriculados. Nesse período, antecipadamente informado, é também a hora de informar se o seu desejo é o de se transferir de escola.

Em geral, o próprio aluno ou os seus pais e demais responsáveis devem informar à atual escola a necessidade de mudança. Nesse caso, é preciso buscar escolas que tenham vagas. Se for pública também, municipal ou estadual, as matrículas ocorrem, geralmente, no mesmo período. Conforme a disponibilidade de vagas, na nova escola, o aluno e/ou seus responsáveis devem solicitar uma vaga e, dentro de um espaço de tempo previsto, vão receber a resposta, se conseguiram ou não a vaga.

Em alguns estados brasileiros, essa resposta pode ser fornecida por meio do site oficial da secretaria de educação do município ou do estado. Porém, como os procedimentos podem variar de estado para estado, o mais indicado é que não se deixe para a última hora a busca de informações. Assim, antes mesmo do ano escolar terminar, o mais aconselhado é ir pessoalmente à secretaria da escola atual e solicitar as informações necessárias.

Imagem: acomsemec1.blogspot.com

Matrículas em escolas públicas

A busca por informações antecipadas nas escolas municipais de sua cidade também é importante quando você vai matricular o seu filho no ensino formal pela primeira vez. Além de ter que encontrar uma instituição de ensino com vagas o mais indicado é que ela seja próxima da sua residência ou do seu local de trabalho, mais um motivo para não deixar para a última hora, o que pode prejudicar a escolha da escola que fica mais prática para levar o seu filho.

Quando os alunos são de escolas estaduais, no entanto, alguns estados brasileiros já dispõem de matrícula digital ou informatizada, como são chamadas. Alguns exemplos são os estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás, sendo que em alguns estados apenas está disponível o serviço de confirmação de matrícula. De qualquer forma, em geral, os documentos que devem ser apresentados pelos alunos ou responsáveis costumam ser os mesmos, independente do estado brasileiro onde você reside e se a matrícula é em uma escola municipal ou estadual.

Os documentos que podem ser solicitados são os seguintes: comprovante de escolaridade atualizado (histórico escolar), comprovante de residência recente, certidão de nascimento, cartão de vacinação e duas fotos 3x4 recentes. Também podem ser requeridas a carteira de identidade e o CPF para os alunos que estão no ensino médio. Já aos alunos com necessidades especiais, normalmente, é solicitado também o atestado médico comprovando a sua deficiência.

Imagem: maringa.pr.gov.br

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