Inscrições nas escolas

Como fazer matrícula nas escolas municipais

Como fazer matrícula nas escolas municipais
Imagem: prefeituradecambui.mg.gov.br

Está na hora de matricular ou rematricular o seu filho na rede pública de ensino? Veja como fazer matrícula nas escolas municipais com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer matricula nas escolas estaduais

Matrículas em escolas municipais

Cada estado brasileiro possui o seu calendário escolar e, por isso, fazer matrículas nas escolas municipais no Brasil vai depender da cidade onde cada pessoa reside. Em geral, os alunos que já estão no ensino regular são informados sobre quando devem realizar a sua rematrícula para o próximo ano, conforme a escola em que estiverem matriculados. Nesse período, antecipadamente informado, é também a hora de informar se o seu desejo é o de se transferir de escola.

Em geral, o próprio aluno ou os seus pais e demais responsáveis devem informar à atual escola a necessidade de mudança. Nesse caso, é preciso buscar escolas que tenham vagas. Se for pública também, municipal ou estadual, as matrículas ocorrem, geralmente, no mesmo período. Conforme a disponibilidade de vagas, na nova escola, o aluno e/ou seus responsáveis devem solicitar uma vaga e, dentro de um espaço de tempo previsto, vão receber a resposta, se conseguiram ou não a vaga.

Em alguns estados brasileiros, essa resposta pode ser fornecida por meio do site oficial da secretaria de educação do município ou do estado. Porém, como os procedimentos podem variar de estado para estado, o mais indicado é que não se deixe para a última hora a busca de informações. Assim, antes mesmo do ano escolar terminar, o mais aconselhado é ir pessoalmente à secretaria da escola atual e solicitar as informações necessárias.

Como fazer matrícula nas escolas municipais - Matrículas em escolas municipais
Imagem: acomsemec1.blogspot.com

Matrículas em escolas públicas

A busca por informações antecipadas nas escolas municipais de sua cidade também é importante quando você vai matricular o seu filho no ensino formal pela primeira vez. Além de ter que encontrar uma instituição de ensino com vagas o mais indicado é que ela seja próxima da sua residência ou do seu local de trabalho, mais um motivo para não deixar para a última hora, o que pode prejudicar a escolha da escola que fica mais prática para levar o seu filho.

Quando os alunos são de escolas estaduais, no entanto, alguns estados brasileiros já dispõem de matrícula digital ou informatizada, como são chamadas. Alguns exemplos são os estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás, sendo que em alguns estados apenas está disponível o serviço de confirmação de matrícula. De qualquer forma, em geral, os documentos que devem ser apresentados pelos alunos ou responsáveis costumam ser os mesmos, independente do estado brasileiro onde você reside e se a matrícula é em uma escola municipal ou estadual.

Os documentos que podem ser solicitados são os seguintes: comprovante de escolaridade atualizado (histórico escolar), comprovante de residência recente, certidão de nascimento, cartão de vacinação e duas fotos 3x4 recentes. Também podem ser requeridas a carteira de identidade e o CPF para os alunos que estão no ensino médio. Já aos alunos com necessidades especiais, normalmente, é solicitado também o atestado médico comprovando a sua deficiência.

Como fazer matrícula nas escolas municipais - Matrículas em escolas públicas
Imagem: maringa.pr.gov.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer matrícula nas escolas municipais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
paulo henrique bandeira da cruz
quero mim mantricula
A sua avaliação:
jacicleide assis de lima
quero fazer matricula como faco
paulo henrique bandeira da cruz
gostei
Jeane da Felicidade serra dos santos
não supriu minhas necessidades, pois desejo matricular meus filhos e não consigo.
paula roberta vitoriano de carvalho
Bom dia,, não estou conseguindo fz a matricula do meu filho..
rosana galdino beserra
minha filha tem 4 anos fiz a matricula dela online so que nao consequi nenhuma vaga pra entao ela e uma crianca muito esperta vive perguntando mae eu nao vou pra escola nao quero muito faze a matricula pra ela .Eu moro no rio de janeiro .bairro de jacarepqua freguesia
sergio pereira de melo
boa tarde gostaria de saber como faço para matricular minha filha pois perdi o prazo de rematricula ela mora em rio verde ms vou matricular ela na escola municipal em campo grande ms,como faço poderia me orientar o primeiro passo a ser tomado!.obrigado..
Noemi de oliveira da silva
Não consigo fazer a matrícula online da minha neta na escola municipal Helena Aguiar de Medeiros em Duque de caxias no bairro centenário
rejane aurora da silva
meu filho fara seis anos em marco ,gostaria de matricula-lo na escola municipal prf elvira lucia esteves de vasconcelos,mas nao sei como fazer alguem pode me ajudar
cleonice
Eu posso escolher a escola mais perto de casa? E tbm preciso do turno da manhã ,meu filho tem seis anos,como faço, eu gostaria da escola João palma da Silva ,Mathias velho.
Imagem: prefeituradecambui.mg.gov.br
Imagem: acomsemec1.blogspot.com
Imagem: maringa.pr.gov.br
1 de 3
Como fazer matrícula nas escolas municipais