Como fazer matricula nas escolas estaduais

Como fazer matricula nas escolas estaduais
Imagem: revistaforum.com.br

Muitas mães, pais e jovens tem dúvidas de como matricular seus filhos em uma instituição escolar. Isso se deve a diversos processos burocráticos que envolvem uma enorme papelada, documentação e tempo daqueles que farão a matrícula do aluno. Tanto em escolas particulares quanto em escolas públicas, as coisas demoram para ser feitas e ir preparada é sempre um ponto a mais para você. Quando estamos falando das Escolas Estaduais brasileiras, talvez tenhamos dificuldade com os variados trâmites de cada estado, mas ainda assim, temos um procedimento comum para isso. Para saber como fazer matrícula nas escolas estaduais, leia esse artigo que umComo.com.br fez para você.

Passos a seguir:
1

Primeiramente, deve-se ter certeza sobre a vontade do aluno de ir para uma escola estadual. Consulte o estudante e entre em debate acerca da instituição escolar para qual ele vai. Talvez ao invés de uma escola pública, ele pode tentar uma bolsa integral em uma escola particular ou buscar escolas da rede municipal, dependendo do que mais lhe agrada, até porque, não adianta estar em uma escola sem se sentir bem lá dentro.

2

Tenha em mente o registro escolar do aluno. Se ele já frequentou alguma outra escola, peça o seu histórico escolar na antiga escola e tenha isso em mãos. Logo após, ligue para a escola estadual e pergunte se existem vagas e se o período de matrículas está aberto. Eles podem talvez te omitir a questão das vagas, por regimento interno, mas dirão se o período de matrículas está aberto.

Imagem: trabajemos.cl
3

A documentação básica necessária para se inscrever em uma escola estadual é a seguinte

  • Carteira de Identidade (RG) original e cópia
  • Histórico Escolar protocolado pela última instituição de ensino
  • Certidão de Nascimento original e cópia
  • Carteira de Identidade de um dos responsáveis original e cópia
  • Comprovante de residência do mês passado ou corrente sobre nome de responsável tutelar

Juntos todos esses documentos, existe a possibilidade de matricular seu filho em qualquer escola estadual do Brasil que não use de processos seletivos prévios.

4

Não existe custo de matrícula, ou seja, a matrícula é gratuita sempre. Não existe renda mínima, não existe qualquer impedimento de renda, gênero, idade ou similar para estudar em uma escola pública estadual. Você só precisa ser residente no Brasil e comprovar que reside aqui para se inscrever e poder desfrutar do ensino infantil, ensino fundamental ou ensino médio.

5

Agora que você já sabe o que precisa para fazer uma matrícula em uma escola estadual, vá e faça. As escolas estaduais do Brasil tem muitas diferenças entre si e isso varia de estado para estado, cidade para cidade e até de escola para escola. Diversos fatores podem tornar sua experiência com escolas públicas estaduais péssima, ruim, boa, ótima ou só talvez mediana. Mas de qualquer forma, é importante se aplicar e fazer valer o esforço da matrícula que você fez. Aproveite essa oportunidade gratuita de ensino, pois isso é um privilégio que muitos países não possuem. Então, se você já se matriculou em uma escola estadual, desfrute da oportunidade!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer matricula nas escolas estaduais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.