Como fazer gelo seco

Como fazer gelo seco
Imagem: portuguese.alibaba.com

O gelo seco é dióxido de carbono (CO2) congelado. É chamado de "seco", pois devido ao seu processo de sublimação, ele é aquecido e passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa, não passando pela fase líquida. O gelo seco pode atingir temperaturas bastante baixas, chegando aos -78ºC. Por isso, este é um ótimo aliado para a refrigeração, caso queira viajar muitos quilômetros com um produto congelado, pode revesti-lo com gelo seco. Quando chegar ao destino o produto continuará congelado e não ficará molhado como aconteceria com gelo normal. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer gelo seco.

Vai precisar de:
  • Extintor de gás carbônico
  • Luvas
  • Pano em forma de saco
Passos a seguir:
1

Para fazer gelo seco precisará de um extintor de gás carbônico. Normalmente, este tipo de extintor tem uma corneta no bico e não tem um manômetro ou um relógio de pressão.

2

Para além disso, também irá necessitar de um pano em forma de saco, como uma fronha por exemplo, para recolher o gelo. Dentro do extintor, encontra-se o dióxido de carbono (CO2) em estado líquido e, quando é libertado para fora converte-se rapidamente em gás e em cristais de gelo.

3

Deverá colocar o pano em forma de saco à frente do bico do extintor, deverá fechá-lo muito bem com fita adesiva para garantir que o saco não voa ou sai do bico do extintor. Pressione o gatilho do extintor durante aproximadamente 10 segundos. Repare que irá ser libertado uma grande quantidade de gás carbônico frio, mas no fundo do seu saco verá a formarem-se alguns pedaços de gelo seco.

4

E já está já tem gelo seco, que pode utilizar para refrigeração ou para múltiplas brincadeiras, como fazer fumaça colocando o gelo num recipiente com água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelo seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • O gelo seco é bastante frio e por isso pode causar queimaduras e ulcerações. Por questões de segurança é recomendável utilizar luvas ao mexer no gelo seco e nunca tocar nele com as mãos úmidas ou molhadas, pois este congela instantaneamente a água.
  • Por ser feito de gás carbônico, deverá fazer experiências com gelo seco num local ventilado, pois este gás é prejudicial para a saúde.