Partilhar

Como fazer fichamento

Por Alana Martins. Atualizado: 9 junho 2017
Como fazer fichamento
Imagem: comofas.com

Quer aprender como fazer fichamento? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! Muitos estudantes acabam confusos e não sabem como realizar o fichamento quando seus professores pedem a realização desta tarefa, por isso, separamos algumas dicas e considerações que poderão te ajudar muito durante o seu curso (principalmente se ele for um curso de graduação). A maioria dos trabalhos exigidos nos cursos de graduação, devem seguir normas e uma organização para que seja realizada, são realizadas de acordo com a formação técnica e científica do estudante.

Também lhe pode interessar: Como fazer mapas mentais

O que é o fichamento?

O fichamento consiste em um registro de todos os estudos que realizamos, ele pode ser feito a partir da leitura de um livro, artigo ou texto. A sua realização é importante pois concerne ao estudante, maior facilidade na hora de executar seus trabalhos acadêmicos, além disso, ele passará a compreender e assimilar melhor todo o conteúdo aprendido.

O fichamento deve conter a seguinte estrutura:

· Cabeçalho (este cabeçalho deve possuir uma indicação do assunto que será abordado e as referências bibliográficas da obra em questão (autor, título, local onde ocorreu a publicação, editora, e data em que ocorreu a publicação).

Como fazer fichamento - O que é o fichamento?
Imagem: tudoemfoco.com.br

Tipos de fichamentos

Existem três formas distintas para proceder a realização de fichamentos, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles a seguir:

1. Fichamento de citações: neste tipo de fichamento faz-se uma citação direta, ou seja, uma transcrição textual na íntegra do que estava escrito no livro ou artigo lido, com as palavras que o autor escreveu sem modificar nada. Reproduz-se todas as frases e ideias do autor que se deseja, para isso ela pode vir entre aspas (se o conteúdo for no máximo de 3 linhas) ou pode ficar localizada contendo um recuo em relação a margem (se possuir mais de 3 linhas).

2. Modelo de fichamento de resumo ou de conteúdo: neste caso o aluno lê o conteúdo e o interpreta, desta forma, ele transcreve com as suas próprias palavras tudo o que ele entendeu e que acha importante retratar sobre o assunto que foi lido. É como se fosse uma síntese da obra, onde ele resume os pontos principais que interessam ao seu trabalho.

3. Modelo de fichamento bibliográfico: é uma descrição minuciosa, contendo comentários das partes que foram retratadas em uma obra ou da obra inteira.

Todos estes modelos de fichamento devem conter referências bibliográficas, visto que, o aluno o compôs a partir de uma leitura e de ideias que foram criadas por outro autor.

Como fazer fichamento - Tipos de fichamentos
Imagem: vidapoemasepoesias.blogspot.com.br

Outras técnicas de estudo

Para mais dicas sobre como estudar, sugerimos o artigo sobre as melhores técnicas de estudo e memorização.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fichamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como fazer fichamento

Como fazer fichamento
Imagem: comofas.com
Imagem: tudoemfoco.com.br
1 de 3
Como fazer fichamento

Voltar ao topo da página