Partilhar

Como fazer com que meu filho seja criativo

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018

Estimular as crianças desde pequenas é uma técnica que as ajudará a fantasiarem mais e a ter mais criatividade, duas qualidades que muitas vezes se perdem com o tempo, mas que são fundamentais para o seu desenvolvimento mental. Promover a criatividade fará a criança crescer saudável, feliz e mais inteligente. Em umComo.com.br queremos incentivar você a descobrir todos os benefícios destas aptidões para que o seu pequeno absorva tudo ao seu redor, para que descubra e aprenda. No seguinte artigo explicamos como fazer com que seu filho seja criativo. Anote!

Também lhe pode interessar: Como fazer seu filho ser mais seguro
Passos a seguir:
1

Para estimular e fomentar a criatividade do seu filho a primeira coisa que deve ter claro é que não há que exigir nem obrigar a conseguir um resultado perfeito, caso contrário poderiam chegar a se frustrar ou a interpretar isso como um castigo. Para que a criança cresça saudável e feliz e desenvolva a sua inteligência deverá experimentar, errar e aprender. Só assim conseguirá absorver os valores fundamentais da vida.

2

Fale muito com o seu filho/a, a comunicação é fundamental para o desenvolvimento de sua inteligência. Porém, faça isso como se fosse um adulto: faça perguntas, deixe que explique e corrija para que conheçam bem a linguagem. Falar é fundamental, pois é mais uma forma de manifestar a criatividade, de pensar, de reagir.

3

Estimule a improvisação e faça com que participe em qualquer atividade comum, como a culinária. Você pode fazer o pequeno inventar um final alternativo sobre seu conto favorito, que descubra uma nova brincadeira ou que desenhe algo abstrato. A criança deve se manter ativa e sentir que é parte de qualquer atividade cotidiana. Vocês podem trabalhar a criatividade e a imaginação no carro, comprando no supermercado ou guardando os brinquedos. Experimente!

Como fazer com que meu filho seja criativo - Passo 3
4

O artesanato é um mundo perfeito para desenvolver a criatividade. Faça com que brinque de massinha, giz de cera, cartolina, papéis, tintas. Tanto faz se manchar! Será um momento divertido e lúdico em que poderão explorar a criatividade. Ensine a usar os materiais mas deixe que seja ela quem tenha a iniciativa. Não corte as asas da sua imaginação nem tente impor o sentido quadriculado que nós adultos damos à realidade.

5

Para estimular a criatividade das crianças, tente que descubram outras atividades além da televisão ou do videogame. É importante que interajam além das telas, que sintam, que apalpem, que brinquem, que sejam, basicamente, crianças. O tédio não contribuirá ao bom desenvolvimento da imaginação e da inteligência.

6

Por último, não reprima e desfrute das horas que passa com o seu filho. O tempo que dedica a brincar e a experimentar será garantia de qualidade de vida. A criatividade desenvolve-se aprendendo e descobrindo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer com que meu filho seja criativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer com que meu filho seja criativo

1 de 3

Voltar ao topo da página