Como fazer amigos na escola

Como fazer amigos na escola

A socialização e as amizades são aspectos muito importantes do desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes. Por isso, saber como fazer amigos na escola é uma dúvida muito recorrente entre as pessoas dessa faixa etária, principalmente aquelas que são mais tímidas. Afinal, a presença dos amigos é essencial para a construção de vínculos afetivos e momentos de descontração no meio do dia a dia puxado dos estudos.

Essa questão se torna especialmente comum em momentos de mudanças, como por exemplo quando a criança muda de escola. Isso porque, nessa nova fase, pode ser um desafio criar vínculos com novas pessoas logo de cara. Se você está passando por isso, não se preocupe. Hoje, nós do umCOMO vamos nos debruçar sobre esse assunto e dar algumas ideias de como fazer amigos na escola que podem te ajudar nesse processo. Continue conosco para conferir tudo!

Encontre amigos com os mesmos interesses que você

A primeira dica na nossa lista de como fazer amizades na escola é buscar pessoas que tenham interesses parecidos com os seus. Por exemplo: se você gosta muito de esportes e se diverte jogando futebol na hora do recreio, por que não fazer amizade com outras pessoas que tem esse mesmo hobby? Assim, você com certeza encontrará uma forma mais fácil para se aproximar, puxar uma conversa e já marcar algo para fazer com aquela pessoa.

Faça atividades extracurriculares na escola

Quando o assunto é como fazer amigos na escola nova, uma sugestão pode ser entrar em atividades extracurriculares que o colégio oferece. Muitas escolas contam no seu currículo com aulas de idiomas, dança, esportes, clubes de leitura, robótica, desenho, pintura, debates, entre outras opções. Esse tipo de atividade é uma excelente opção para fazer novos amigos. Afinal, você estará rodeado de pessoas com interesses em comum e que estarão abertas a conversar e criar um novo vínculo.

Observe as pessoas ao seu redor

Outra dica essencial para fazer amigos na escola nova é observar como as pessoas ao seu redor se comportam. Na idade escolar, as crianças e adolescentes ainda estão construindo suas personalidades e tendem a lidar uns com os outros de maneiras diferentes. Por isso, se você ainda está tímido, tente se aproximar daquelas pessoas que você observa que são gentis, conversam com todo mundo e parecem abertas para conhecer gente nova.

Leia mais: Como fazer novos amigos

Faça amizade com os amigos dos seus amigos

Fazer amizades através de pessoas que você já é amigo é uma ótima ideia. Uma vez que você tenha feito seu primeiro amigo, fica muito mais fácil de conhecer gente nova através dele. Essa pessoa provavelmente já terá um grupo de amigos estabelecido. Com isso, ela poderá te apresentar a eles e te convidar para fazerem coisas juntos. Quem sabe assim você não encontra pessoas com as quais se identifica e forma novos vínculos?

Compareça a eventos sociais

Durante o ensino fundamental e ensino médio, é muito comum que as pessoas façam festas de aniversário e convidem todos os colegas de turma. Se receber um convite como este, não pense duas vezes em aceitar! Ir a eventos informais e descontraídos pode ser o que você estava precisando para se soltar, conhecer melhor os colegas e descobrir quem tem mais a ver com você e, assim, fazer amigos na escola.

Converse com pessoas que estejam sozinhas

Na hora de entender como fazer amizades na escola, pode ser intimidador se aproximar de pessoas que já são muito populares ou que estão sempre rodeadas de amigos. Por isso, uma boa forma de tentar uma nova amizade é se aproximar de alguém que também esteja sozinho(a). É possível que eles estejam no mesmo barco que você e querendo conversar com uma pessoa nova. Por isso, ao se deparar com uma situação assim, aproveite a oportunidade para se apresentar e puxar assunto. Novas amizades incríveis podem surgir disso!

Como fazer amigos na escola sendo introvertido

Se você é tímido(a), pode estar se perguntando: "como fazer amigos na escola sendo introvertido"?. Afinal, para pessoas que não se sentem tão confortáveis com a exposição, fazer amizades em um novo ambiente pode ser um desafio e tanto.

A verdade é que, se esse for o seu caso, a primeira coisa a se pensar é que você precisa ser o mais simpático possível. Isso porque, como alguém tímido, é difícil que você tome a iniciativa para conversar com alguém. Por isso, você deve parecer acessível para que outras pessoas possam chegar até você primeiro. E como fazer isso? É fácil! Confira as dicas a seguir:

  • Esteja sempre sorrindo, já que esse é um gesto que passa a impressão de simpatia;
  • Evite ficar o tempo todo colado na tela do celular ou de fone de ouvido. Esses são atos que podem dar a entender que você não quer conversar com ninguém ou que está muito ocupado no momento;
  • Tente comparecer aos eventos que for convidado para aumentar as possibilidades de conversar com novas pessoas;
  • Seja um bom ouvinte! Sempre que houver um debate ou conversa em sala de aula, demonstre estar interessado no que as pessoas têm a dizer. Se for confortável para você, tente engajar em uma conversa dessa maneira;
  • Cumprimente as pessoas: seja educado, dê bom dia, boa tarde, boa noite e pergunte "como vai?". Essas atitudes fazem com que as pessoas se sintam confortáveis para se aproximar de você, já que através delas você demonstra ser amigável.

O mais importante de tudo: seja você mesmo/a! A melhor forma de fazer amizades genuínas é não tentar ser alguém que você não é. Os seus amigos devem gostar de você do jeitinho que você é, com todos os seus defeitos, qualidades e manias.

Você também pode se interessar por: Como vencer a timidez.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amigos na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Bibliografia
  • WIKI HOW. How to make new friends at school. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Make-New-Friends-at-School> Acesso em: 19 de junho de 2022
  • UNIVERSITY OF THE PEOPLE. How to step out of your shyness and make new friends at school. Disponível em: <https://www.uopeople.edu/blog/how-to-make-new-friends-at-school/> Acesso em: 19 de junho de 2022
  • JOHNNY SHANNON. How to make friends at school: 7 proven ways. Disponível em: <https://www.jonnyshannon.com/blog/7-proven-ways-to-make-friends-quickly-in-high-school> Acesso em: 19 de junho de 2022