Como falar mais alto

Como falar mais alto
Imagem: portaldepaulinia.com.br

É sabido que, em muitas situações, você precisará falar um pouco mais alto do que está habituado. Ou que você deva trabalhar isso com mais frequência, se o seu tom de voz for demasiado sussurrado. Bom, enquanto uns têm dificuldade para falar baixo, há quem encontre dificuldades em falar mais alto. Falar em baixo tom diz muito sobre sua personalidade, normalmente, são pessoas introvertidas que, como diz o dito popular, “falam pra dentro” (sussurrando). Se você precisa aumentar o tom da sua voz, está cansado da sua timidez ou precisa se impor em alguns momentos, seja na escola, em casa, na faculdade ou no trabalho, as dicas de umComo.com.br te ajudarão a perder a timidez e a se fazer entender, sem ter que ficar repetindo várias vezes o que foi dito.

Passos a seguir:
1

Controle sua respiração com eficiência - chegou aquele momento em que você precisa falar em um tom mais agressivo ou apenas um pouco mais alto do que está habituado? Não se desespere. Quando não se respira fundo o suficiente, a voz irá sair muito baixa e fraca. Basta respirar fundo, encher os pulmões de ar e soltar a voz.

2

Fale pausadamente - Quando estamos nervosos, nossas palavras saem “gritadas” e muito rápidas de nossas bocas, o que não é bom para um bom dialogo, fará com que o ouvinte não compreenda todas as suas palavras e comece por ignorá-lo. Para que não cuspa, simplesmente, suas ideias: o ideal é que mantenha o controle da sua respiração, ou suas palavras sairão como um grito. Fale um pouco pausado e impedirá que o ar saia todo de uma vez. Dessa maneira, não irá demonstrar nervosismo em suas palavras e se fará entendível com facilidade. No entanto, deve-se ter cuidado para não falar muito devagar, o que demonstrará insegurança no que se está dizendo. Encontre um meio termo entre uma e outra durante seu diálogo, ou monólogo.

3

Seja prudente - não é em qualquer lugar que você deve altear a voz. Então, perceba o espaço em que está e a maneira como deve se dirigir ao outro. Se, enquanto você estiver falando, perceber que o outro está confuso, chegando mais perto para poder te entender, se inclinando para a frente, isso indica que você deve altear seu tom de voz.

Imagem: whatthefoca.com.br
4

Pratique! - não tenha medo de encarar seus colegas de turma ou seus colegas de trabalho naquela apresentação que será fundamental para sua aprovação na disciplina ou para que consiga uma progressão no trabalho. Sempre que tiver oportunidade, pratique sua oratória e dicção. Já ouviu falar que “a prática leva à perfeição”? Isso não é história pra boi dormir. Pode confiar!

Uma boa comunicação lhe trará prestígio e reconhecimento. Além de, claro, compartilhar opiniões e adquirir novos conhecimentos. Não deixe de manter contato com o outro e a se impor sempre que necessário. Faça-se ouvir e entender. Saber comunicar-se da maneira correta trará benefícios para a sua vida pessoal, profissional e social.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar mais alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.