Como explicar para uma criança de onde vêm os bebês

Como explicar para uma criança de onde vêm os bebês
Imagem: diariofan.com.ar

Quando uma criança começa a questionar o mundo ao seu redor e a se perguntar sobre coisas básicas, os adultos do seu meio costumam ficar nervosos, pois sabem que a qualquer momento virão as perguntas constrangedoras de responder. No entanto a reprodução e o nascimento de um bebê deve ser abordado com naturalidade pelos pais, por isso ao invés de ficar nervoso convém encontrar a forma ideal de fazer que seu filho entenda o mais básico da reprodução humana. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para saber como explicar para uma criança de onde vêm os bebês.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa é não se alarmar com a pergunta. Independentemente de como você se dê com o assunto da procriação, tente compreender que se trata de algo natural e que a dúvida também é lógica. Se você colocar um tabu sobre o tema sexual, é possível que mais para a frente, quando a criança crescer e chegar à adolescência, você tenha problemas para se comunicar com ela, porque desde pequena terá estabelecido que este é um assunto proibido.

2

A forma de explicar para uma criança de onde vêm os bebês dependerá basicamente da idade da mesma. As crianças menores, por exemplo, de três ou quatro anos, se conformam ao saber que os bebês estão na barriga da mamãe durante 9 meses e que depois saem dela. Só se a criança perguntar como o bebê chega até lá deveremos passar ao seguinte ponto da explicação, sempre de forma muito básica devido à idade.

3

Mas uma criança de 7 ou 8 anos pedirá uma explicação mais clara e profunda, digamos, desde o ponto de vista biológico. Não tema fazer isso, mas explique de uma forma simples, sem ficar nervoso ou dar mais informação do que a criança precisa. Não tenha dúvida, se algo não ficou claro ela perguntará o que deseja saber.

4

É muito importante que na hora de explicar para uma criança de onde vêm os bebês você fale de forma clara, sem rodeios e sem confusões. Nesta explicação existem coisas que devem ficar claras, principalmente se a criança for maior e pedir informação:

  • Deve ficar claro que é um ato feito entre um homem e uma mulher, com o consentimento de ambos.
  • É importante que a criança entenda a participação dos dois no processo. Uma forma comum de fazê-lo é explicando que a mamãe coloca "os ovinhos" e o papai "a semente".
  • É necessário que a criança entenda que para procriar, tanto homem como mulher devem ter atingido a maturidade, uma certa idade. Que entenda que não é um processo que uma criança possa fazer.
  • Outros detalhes que são muito úteis para ajudar na formação sexual é esclarecer que deve existir carinho entre o papai e a mamãe para trazer um bebê ao mundo, mas que não é algo que possa ser feito com qualquer pessoa que amamos, como nossos irmãos ou nossos pais. A criança deve aprender desde cedo a separar estes aspectos e você deve explicar à ela.
5

É bom se a explicação de onde vêm os bebês tiver o apoio de imagens. No caso das crianças menores, os gráficos onde aparece o feto na barriga podem ser suficientes para que elas fiquem satisfeitos. No caso das crianças mais velhas, ao querer saber qual é a participação do homem e da mulher no processo, será útil ver desenhos dos órgãos sexuais masculino e feminino e entender um pouco mais sobre o processo completo.

6

Também é importante que a criança compreenda alguns detalhes, por isso explique bem que:

  • Os bebês não são feitos com beijos, mas sim da forma em que acontece.
  • Só as mulheres podem ter bebês, e estes nascem pela vagina e não, por exemplo, pelo umbigo.
  • Lembre-se que histórias como a da cegonha nunca devem ser contadas a uma criança. Apesar de que o assunto possa ser constrangedor, elas merecem saber a verdade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como explicar para uma criança de onde vêm os bebês, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.