Partilhar

Como evitar zangar-me com os meus pais

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar zangar-me com os meus pais
Imagem: theparentsuccesscoach.com

As discussões entre pais e filhos são muito comuns, especialmente durante a fase da adolescência. Embora, por vezes, existam motivos que desencadeiam uma discussão, muitas outras vezes as disputas resultam por motivos desnecessários. É por isso, que tanto pais como filhos devem aprender a controlar os seus nervos e tentar que não ocorra a discussão. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe alguns conselhos sobre como evitar zangar-se com os seu pais.

Também lhe pode interessar: Como lidar com pais conservadores
Passos a seguir:
1

É necessário ter presente que algumas pessoas zangam-se com mais facilidade que outras e o que para uma pessoa pode não fazer confusão pode gerar uma grande chatice para outra. Desta forma, deverá ter-se em conta a personalidade de cada um para tentar evitar zangas, assim como não fazermos nada que já sabemos que chateia a outra pessoa.

2

Se é o seu caso e se simplesmente tem um mau temperamento especialmente com os seus pais, deverá aprender a controlar o seu temperamento e não perder a paciência quando a situação o sobrepassa. Além disso, é importante saber como evitar as brigas entre irmãos.

3

Será especialmente fundamental que não passe dos limites nem aja de forma excessiva e mostrando raiva, como fazem algumas crianças e jovens. Ou seja, não deve começar a gritar, a atirar ou quebrar coisas, bater, etc. se houver qualquer motivo que lhe cause raiva.

4

Deverá aprender a mostrar os seus sentimentos e explicar o motivo da zanga aos seus pais, para que eles o possam entender e, no caso de ser necessário, modificar as suas ações ou chegar a um acordo consigo. Se eles não sabem por que é que se chateou, continuarão a agir da mesma forma e ficarão incomodados com as suas ações ou palavras constantemente.

5

Quando se zanga muito, fique longe ou retire-se por um momento, antes de explodir e começar uma discussão feroz com os seus pais. Desta forma, poderá acalmar-se, refletir sobre o que aconteceu e evitar que se torne numa nova guerra. Lembre-se que "dois não lutam se um não quiser".

6

Explique aos seus pais e irmãos/irmãs que, quando se retirar para o seu quarto, deverão respeitar o seu espaço e deixá-lo sozinho para se acalmar e para a zanga não ficar pior.

7

Escrever sobre como se sente e sobre aquilo que o perturbou pode ser uma grande ajuda, trata-se de uma forma ideal de captar os seus sentimentos e repensar sobre as suas zangas. No caso de não gostar de escrever, também o poderá fazer através de um desenho.

8

Para evitar zangar-se com os seus pais, também será fundamental repensar se estamos a fazer alguma coisa de mal ou se é necessário mudarmos a nossa forma de agir. Depois de se ter acalmado e da raiva ter passado, verá as coisas mais claras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar zangar-me com os meus pais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Conselhos
  • Mantenha a calma e não demonstre a sua raiva constantemente.

Escrever comentário sobre Como evitar zangar-me com os meus pais

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar zangar-me com os meus pais
Imagem: theparentsuccesscoach.com
Como evitar zangar-me com os meus pais

Voltar ao topo da página