Partilhar

Como evitar postergar tarefas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar postergar tarefas

Quanta razão tem o ditado popular "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". É que vamos amontoando coisas pendentes, e chega um ponto em que não podemos lidar com todas. O fato de postergar tarefas ou procrastinar pode se converter em um grave problema se não administramos bem nosso tempo. Será importante que arregace as mangas e comece todas essas tarefas pendentes que você tem. Neste artigo de umComo oferecemos-lhe alguns conselhos para evitar postergar tarefas.

Também lhe pode interessar: Como evitar a má alimentação
Passos a seguir:
1

Defina objetivos concretos e tangíveis.

O mais importante será que suas tarefas pendentes sejam coisas que você realmente pode levar a cabo e seu resultado seja um fato determinado, que demonstre que esse trabalho se realizou. Por exemplo, limpar a cozinha é um objetivo concreto e, uma vez limpa, poderá tirar esta tarefa de sua lista.

2

Não se esconda atrás da perfeição.

A desculpa de que não vai ficar perfeito o que fizer agora não serve; as tarefas devem ser feitas. Está claro que dependerá de qual dever se trata, já que não é o mesmo fazer as compras que um relatório analítico para o escritório ou a universidade. Mas a verdade é que "não tem que ser excelente para começar, mas tem que começar para ser excelente".

3

Método do "queijo suíço".

Pode tentar aplicar o que alguns denominam como o método do "queijo suíço", caracterizado por seus buracos, que se trata de iniciar o trabalho em pequenos momentos livres. Desta forma, poderá ir desenvolvendo partes da tarefa e acabá-la antes do que investir o tempo completo que implica em finalizá-la. Ainda assim, conseguirá que a cada pequeno investimento de tempo seja um lucro para você.

4

Quando começar, não pare.

No momento em que decidir fazer alguma coisa que tem pendente, não se sente logo após acabar; aproveite a inércia para continuar fazendo coisas.

5

Permita-se uma recompensa.

Após uma tarefa que tenha custado fazer, que tenha sido chata, que demorou muito para acabar... pode fazer outra atividade que a compense ou permitir-se a alguma outra recompensa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar postergar tarefas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como evitar postergar tarefas

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar postergar tarefas
Como evitar postergar tarefas

Voltar ao topo da página