Como evitar os gases nos bebês

Como evitar os gases nos bebês

Quer ajudar o seu bebê a evitar os gases? Nos primeiros meses de vida do seu pequeno, os gases podem ser um problema e um incômodo constante, todos os bebês passam por isso e é um dos inconvenientes com os quais terá que aprender a lidar. Geralmente, o nervosismo faz com que aumentem, principalmente quando estão comendo, e estas dores podem provocar um episódio de choro bastante longo. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como evitar os gases nos bebês.

Passos a seguir:
1

Quando um bebê ainda durante a fase de lactação tem excesso de gases é preciso encontrar a causa deste incômodo. O melhor é consultar um especialista que proporcione a você algumas recomendações para prevenir e aliviar os gases incômodos do seu pequeno.

Durante a amamentação é muito normal que o seu bebê engula ar, mas deve tentar que seja a menor quantidade possível. A forma de evitar isso é dar o peito ou a mamadeira com tranquilidade e sem perder a calma. Se o seu bebê não quiser mamar, não force a situação. Quando um bebê quer comer, ele avisará você de alguma forma.

2

Um dos segredos fundamentais para evitar os gases, ou pelo menos facilitar a sua expulsão, é escolhendo a posição mais adequada. Uma das posições ideais é sobre o peito, além de ser a forma mais comum de segurar um bebê. Deve apoiá-lo sobre o peito e que esteja quase na vertical, assim a sua cabeça estará na altura do seu ombro. É recomendável acompanhar esta posição com suaves pancadinhas nas costas para estimular a saída dos arrotos. Também pode colocar uma toalha sobre o ombro para não sujar a sua roupa se o seu bebê vomitar, algo que é muito normal.

3

Outra forma eficaz de expulsar e aliviar os gases é colocar o seu bebê de bruços; terá que segurar a criança deitada para baixo e apoiada sobre o seu braço. Com a mão livre terá que dar palmadinhas leves nas suas costas para facilitar a saída do ar. É uma posição que ajuda porque a barriga do bebê é pressionada contra o braço que o segura, no entanto, é muito importante que a sua cabeça esteja sempre um pouco mais alta que o resto do seu corpo.

4

Para ajudar o seu bebê a expulsar os gases acumulados também pode colocá-lo sobre as pernas. O corpo do seu pequeno deve ser colocado em uma posição similar à anterior, mas em vez de segurar com o braço, deve apoiá-lo sobre o seu colo.

Quando a criança já tiver crescido um pouco, também a pode sentar e manter nesta posição, com uma mão pode segurar o seu queixo e com a outra golpear suavemente as suas costas para que arrote.

5

No geral, não há uma regra que sirva para todos os casos, também não há uma regra sobre de quanto em quanto deve fazer o seu bebê arrotar. Pode ser a cada 5 minutos, quando trocar de peito ou a cada certa quantidade de leite se usar mamadeira, mas o mais confiável é fazer isso quando o seu pequeno se sentir incômodo ou inquieto, e isso você notará.

Se estiver à vontade, não o interrompa para que arrote. Cada criança é diferente e os pais saberão com que frequência precisará expulsar os gases. Também não deve se preocupar muito se não escutar de imediato o ruído do arroto ou se não o notar porque quase não emite nenhum som. O seu filho não tem que arrotar sempre, depois de comer, pode ajudá-lo a expulsar os gases por uns 10 minutos e depois deixar que descanse.

Saiba mais no nosso artigo quantas vezes um bebê deve arrotar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os gases nos bebês, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.