Como estudar para uma prova um dia antes

Como estudar para uma prova um dia antes
Imagem: spanishintour.com

Estudar para uma prova um dia antes não é nada recomendável, pois a verdade é que não conseguiremos aprender toda a matéria em um só dia. No entanto, se estiver em um aperto e não tiver conseguido tempo suficiente para estudar para essa prova que tanto lhe preocupa, em umComo damos alguns conselhos para aprender como estudar para uma prova um dia antes. Mas lembre-se: os milagres não existem.

Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos fazer é encontrar um lugar isolado onde o silêncio seja completo e absoluto. Durante as próximas horas teremos que estar concentradíssimos, por isso é melhor que esse lugar não seja uma biblioteca nem tenha nenhum tipo de distração.

2

Devemos pegar todas as nossas anotações e material. Absolutamente tudo. Assim teremos à nossa frente o material necessário para passar nessa prova.

3

Para estudar para uma prova um dia antes, o primeiro que devemos fazer é uma leitura completa da matéria. Nesta leitura não vamos grifar nem anotar nada. Simplesmente vamos tentar compreender o que estamos lendo.

4

Depois dessa primeira leitura, devemos realizar uma segunda leitura. Nesta segunda leitura devemos identificar os conceitos mais importantes. Temos que anotar em uma folha todos os conceitos que achamos que são básicos para compreender o assunto. Assim, podemos ir fazendo pequenos cartões onde condensaremos ao máximo toda a matéria.

5

É importante escrever estas anotações e palavras-chave, pois ao reescrever o que estamos vendo estamos memorizando de alguma forma. Se tivermos memória visual esta opção é bastante boa. E mais: se tivermos tempo suficiente podemos escrever os cartões várias vezes para lembrar melhor. É uma das melhores técnicas para estudar para uma prova um dia antes.

6

É impossível estudar tudo no dia anterior. Por este motivo a seleção é realmente importante. Com certeza, se tivermos assistido às aulas, teremos as anotações do professor falando dos aspectos mais importantes da matéria. Se não for o caso, será melhor conseguir o caderno de outras pessoas.

7

Se ainda assim não tivermos dados suficientes sobre o que é mais importante, não tem problema. Teremos que pôr nossa visão crítica para trabalhar e ir escolhendo as coisas que achamos essenciais. É melhor ter várias coisas muito bem aprendidas do que aprender sobre tudo mas de forma errada.

8

Tente se antecipar às perguntas, pense em que tipo de perguntas o professor pode fazer. Pergunte aos seus colegas o que acham que vai sair na prova ou se eles têm modelos de provas anteriores. Normalmente as pessoas costumam informar sobre esse tipo de coisas e os professores muitas vezes costumam fazer provas parecidas.

9

É importantíssimo que essa noite você jante pouco, leve e cedo. Mesmo achando que pode fazer a prova sem dormir, tenha certeza de que é um erro. Existem estudos que indicam que a falta de sono pode nos prejudicar muito nestes casos onde além de tudo, estamos submetidos a muito estresse. É melhor dormir algumas horas e descansar o máximo que puder.

10

Finalmente, no dia seguinte tente rever tudo o que tiver anotado previamente e chegue cedo para a prova para voltar a rever com seus colegas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estudar para uma prova um dia antes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.