Partilhar

Como estudar para uma prova de múltipla escolha

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como estudar para uma prova de múltipla escolha

Na hora de encarar uma prova podemos deparar-nos com vários tipos e, portanto, com várias formas de focar o tema do estudo. Por exemplo, não é a mesma coisa estudar para uma prova de desenvolvimento do que para uma de múltipla escolha. Ainda que seja verdade que a primeira delas é a mais comum, nem todo mundo sabe como estudar para uma prova de múltipla escolha.

Também lhe pode interessar: Como estudar para uma prova
Passos a seguir:
1

Para poder entender a diferença devemos saber que para as provas de desenvolvimento usamos nossa memória de lembrança. Neste tipo de memória, realizamos um esforço por lembrar e trazer à memória certo material que aprendemos.

No entanto, nas provas de múltipla escolha colocamos em prática a memória de reconhecimento. Nestes casos funcionamos de forma inconsciente, devemos ver um sinal para poder reconhecer a informação que aparecerá inesperadamente em nossa cabeça.

2

Tendo em conta que são duas formas diferentes de enfrentar uma prova, estudar para cada uma delas é um pouco diferente. Assim, para a prova de múltipla escolha não se tratará de memorizar lentamente todos os assuntos, como para as provas de desenvolvimento. Nestas, o melhor é estudar todos os assuntos retendo pequenos detalhes. Chaves que em um momento determinado possam dar-nos toda a informação perante uma pergunta de múltipla escolha. Assim, é bastante interessante fazer esquemas e resumos nos quais uma palavra-chave desenvolva todo o assunto.

3

É importante destacar também que nas provas de múltipla escolha, além dos conhecimentos, há casos em que se pode aplicar o senso comum e inclusive o descarte. Isto não significa que não deixemos de estudar, mas evidentemente é uma ajuda extra.

4

Quando estudamos para uma prova de múltipla escolha, devemos fazer-nos perguntas constantemente à medida que avançamos com os assuntos. Desta forma estaremos preparados para as possíveis perguntas que nos fizerem sobre o assunto.

5

Por último, não se esqueçam de fazer algumas provas de múltipla escolha antes do grande dia. Certamente encontraremos testes fornecidos pelo professor. No entanto, se não for este o caso, podemos falar com alguns colegas para criarem um modelo. Assim contaremos com vários exemplos que poderemos trocar entre nós.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estudar para uma prova de múltipla escolha, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como estudar para uma prova de múltipla escolha

O que lhe pareceu o artigo?

Como estudar para uma prova de múltipla escolha
Como estudar para uma prova de múltipla escolha

Voltar ao topo da página