Como estudar para o vestibular sozinho

Como estudar para o vestibular sozinho

Em outubro é inaugurado o mês onde se iniciam o Enem e os principais vestibulares. Agora começa a contagem regressiva para aquela tão esperada prova e o tão sonhado ingresso na universidade. Muitas vezes a insegurança bate e quem está há meses estudando para o vestibular se pergunta se estudou o suficiente. Fazer uma avaliação sobre si é muito importante e aqui no UmComo vamos ensinar métodos eficazes sobre como estudar para o vestibular sozinho. As dicas são fáceis e tornam o seu desempenho no Enem e demais vestibulares mais seguro.

Passos a seguir:
1

Anote o que você ainda não aprendeu: Você certamente já está há um bom tempo estudando para o vestibular, mas sabe que tem conteúdo que não conseguiu ou não teve tempo de aprender. Ainda dá tempo de estudar esses tópicos, dedique-se a eles de modo organizado e crie uma rotina de estudos específica para essa demanda. Pegar alguns dias da semana para estudar apenas esses assuntos pode ser uma boa ideia, dentro desses itens que você listou, comece sempre pelo mais fácil e evolua até o mais difícil, sempre respeitando o seu limite.

2

Revise o que você já aprendeu: O estudo para o Enem e outros vestibulares organizado em dias da semana é uma ótima saída para quando se está perto das provas, separe alguns dias da semana para que o conteúdo já aprendido seja revisado. É necessário continuar aprendendo coisas novas mas não se pode esquecer o que já aprendeu. Separar a semana em: seg, qua, sex em: estudar assuntos que eu não aprendi; e: ter, qui em: revisar assuntos que eu já aprendi; faz com que você mantenha o fôlego nessa jornada cansativa de estudos.

3

Continue treinando a sua redação e lendo os livros obrigatórios: A redação e a leitura dos livros exigidos pode ser feita nos finais de semana, que é um conteúdo mais leve e faz com que aquele ritmo pesado de estudos da semana seja substituído por um ritmo mais sereno. Estar com a redação afiada é essencial, ela é um dos tópicos que mais te dá a chance de tirar uma ótima nota no vestibular. Se você ainda não começou a estudar para a redação, ainda dá tempo. Pegue no site dos principais vestibulares as redações de anos anteriores e treine-as, veja também as redações com maiores notas que estão lá e tente entender o que de bom contem na redação e se inspire nessas redações para estudar.

4

Mantenha-se informado sobre os acontecimentos mundiais e revise as notícias mais importantes desse ano: A parte de humanas de um vestibular é toda baseada nos principais acontecimentos do ano. Se atualize, se informe e desenvolva o senso critico. Use também a redação para treinar a interpretação, pois muito do que é cobrado na parte de humanas é a interpretação critica dos acontecimentos nacionais e mundiais.Manter ou criar o hábito de ler diariamente jornais e revistas vai te deixar mais apto a compreender os enunciados do vestibular. Foque também na parte de política, nunca deixe a política para depois, o Enem e os principais vestibulares sempre cobram conhecimento em política.

5

Faça simulados, o máximo que puder: E se você acha que já está com todo esse conteúdo na ponta da língua, então agora se dedique ao máximo aos simulados. Existem simulados online promovidos por grandes jornais, e outros são promovidos por grandes colégios que possuem cursinho pré-vestibular, alguns são gratuitos e outros são pagos, mas os preços geralmente são muito acessíveis a toda a população.

6

Liste quais questões que se caíssem no vestibular, você não saberia responder de jeito nenhum: É muito importante conhecer seu ponto fraco. Liste as questões que você não saberia responder de jeito nenhum e com calma, tente aprender esses tópicos e responda as questões. Ainda que no dia da prova você não consiga responder as questões, o importante é que mantenha a calma ao se deparar com questões que você não entende. O seu ponto forte será não perder a calma e nem se desesperar quando tiver que encarar as questões que pra você são as mais difíceis.

7

Deixe as questões dissertativas para dezembro: Muitos vestibulares têm segunda fase, e muitos vestibulandos já começam a treinar a resposta dessas questões dissertativas. Tenha calma, cada coisa no seu tempo. Agora é hora de estudar para as questões de múltipla escolha, se você estuda os dois modelos de prova juntos, é muito provável que se confunda no dia da prova, eduque sua mente agora para responder apenas questões de múltipla escolha e comece a treinar para a segunda fase apenas em dezembro.

8

Descanse, durma bem, se alimente bem e faça o mesmo um dia antes da prova: Estudar é necessário, mas mais do que isso, é obrigatório que você não se desgaste. No dia da prova você tem que estar tranquilo, confiante e revigorado. Portanto respeite sempre o seu limite físico e mental para que tanto o corpo quanto a mente trabalhem a seu favor sempre e nunca contra você.

9

Na semana que antecede o dia de prova, reduza a carga horária de estudos: Isso é muito importante, porém o que mais se vê são pessoas fazendo o contrário. Na pressão de estar há apenas uma semana antes da prova, não há mais o que se aprender. Confie no que você estudou e dedique a semana apenas revisando o que você já sabe. O que você não pode aprender, apenas deixe de lado. O necessário agora é não se estressar e nem minar a sua confiança vendo conteúdo de prova que você não pode aprender.

10

Treine a sua concentração: O diferencial em alguém que presta vestibular geralmente está na capacidade de manter o foco o máximo possível. A habilidade em responder as questões conta, mas o que mais dá pontos durante a prova é a capacidade que alguém tem de manter a concentração e a calma por horas, às vezes chegando até a 5h de prova. O Enem e outros vestibulares contém muitas questões e muitas alternativas que soam dúbias, o que garante o ingresso para a universidade é a paciência que o vestibulando tem em ler, ler e reler. Por isso é muito importante que nesse período você treine a sua capacidade de se manter concentrado, quanto mais tempo conseguir ficar sentado lendo e com a concentração no ápice, mais seguro de si e tranquilo fará a prova. Aproveite a época de simulados para treinar a concentração e a calma.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estudar para o vestibular sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.