Partilhar

Como estudar melhor

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018
Como estudar melhor
Imagem: webalia.com

Está em época de provas e não sabe como se organizar? Tem problemas para se concentrar durante os estudos? Se você é um estudante e está a passar por alguma situação similar, anote. Em umComo.com.br explicamos como estudar melhor. A base de tudo é a organização, e com muita vontade, predisposição, energia, disciplina e as seguintes dicas, o sucesso estará garantido. Siga estes conselhos para conseguir ser um aluno excelente.

Também lhe pode interessar: Como estar motivado para estudar

Estudar melhor: prestar atenção

Prestar atenção durante as aulas e explicações dos professores ou colegas é fundamental para estudar melhor. Ainda que pareça incrível, com apenas isto a sua cabeça já fica ativa, trabalhando para memorizar e entender tudo. Com a atenção começa o processo de estudo e, também, a aprendizagem.

Se você tem problemas para prestar atenção na aula, se fica distraído e se desconcentra com facilidade ou se é muito falador, é recomendável que troque de lugar na aula. Tente sentar-se com uma pessoa mais calada ou em algum canto onde veja e escute melhor, podendo anotar tudo direito e entender melhor tudo o que seu professor está explicando.

Como estudar melhor - Estudar melhor: prestar atenção
Imagem: eduacacion.laguia2000.com

Estudar melhor: boas anotações

É muito importante que tenha boas anotações. Que sejam claras, legíveis e principalmente compreensíveis. Não sabe como anotar? Aprenda com a gente:

Para começar anote tudo o que o professor escreve na lousa, Faça um esquema e depois preencha com as explicações que seu professor dá. Se ele for muito rápido e suas anotações ficaram um pouco ruins ou faltando pedaços, não se preocupe, peça aos seus colegas tudo o que estiver faltando ou complete com o livro. Depois passe a limpo e organize. Assim, durante a época de provas terá anotações impecáveis. Na hora de estudar recomendamos que sublinhe as informações mais importantes. Desta forma, só selecionará o que é realmente útil para o estudo.

Como estudar melhor - Estudar melhor: boas anotações
Imagem: mundotech.com

Estudar melhor: planejamento do estudo

Planejar as provas pode ser muito produtivo. Evite deixar tudo para a última hora, pois absorver muita informação em pouco tempo não costuma dar bons resultados. Propomos que cada dia estude um pouquinho, que faça um horário e que divida os temas e as matérias que precisa estudar. Assim seu rendimento vai melhorar, não ficará tão cansado e poderá aproveitar, também, seus momentos de lazer.

Em um calendário anote todas as datas de provas e entregas de trabalhos. Depois, distribua os tempos que dedicará a cada matéria e tema. Organize-se!

Por outro lado, tente dividir os temas e anotações. É natural que não possa lidar com tudo. Outro método infalível é procurar truques para lembrar das coisas mais complicadas. Através de músicas, repetições, associação de palavras ou conceitos. Tudo isso pode ajudar você a memorizar suas anotações..

Caso não saiba como fazer isso, peça ajuda a um professor, aos seus colegas ou seus pais ou irmãos, eles podem saber de algumas dicas para estudar melhor.

Imagem: davidaprender07.blogspot.com

Estudar melhor: o lugar adequado

O lugar onde estuda é bastante importante. Lembre que deve prestar atenção e estar concentrado na hora de estudar. Familiarize-se com o meio e procure um lugar onde se sinta cômodo e à vontade. Se não gosta de estudar em uma biblioteca, estude em algum lugar tranquilo da sua casa. Tente que seja bem iluminado e que o cômodo esteja a uma temperatura suave, pois o frio desconcentra e o calor é muito esgotador.

Estudar melhor: condições físicas

Estar descansado e em boas condições físicas também é importante para garantir um bom rendimento acadêmico. Lembre-se do provérbio latino "mens sana in corpore sano" ou, em português, mente sã em corpo são. Uma dieta equilibrada, não passar a noite em claro com frequência, praticar esporte e ter uma boa saúde ajudará você a ter mais capacidade de memória, estar mais concentrado e, portanto, a estudar melhor.

Se seguir uma boa alimentação e fizer algum esporte (mesmo moderado, como sair para passear) terá ganhado muito. Além disso, outro aspecto fundamental é dormir e descansar adequadamente. Tente que a média de horas de sono seja de 8 horas. Desta forma ajudará o seu cérebro a processar toda a informação absorvida e, também, que se fortaleça.

Como estudar melhor - Estudar melhor: condições físicas
Imagem: aprendiendoaestudiargap.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estudar melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como estudar melhor

Como estudar melhor
Imagem: webalia.com
Imagem: eduacacion.laguia2000.com
Imagem: mundotech.com
1 de 4
Como estudar melhor

Voltar ao topo da página