Partilhar

Como estar motivado para estudar

Por Sara Viega. Atualizado: 17 setembro 2018
Como estar motivado para estudar

Para algumas pessoas, estudar significa uma tarefa árdua, seja porque representa uma grande concentração, estar sentado durante um bom período de tempo ou, simplesmente, porque estudar os aborrece. No entanto, existem algumas dicas para que se colocar diante dos livros e anotações não seja tão aborrecido e se obtenham resultados magníficos. Em umComo explicamos a você como estar motivado para estudar.

Também lhe pode interessar: Como estudar melhor
Passos a seguir:
1

É essencial contar com um espaço tranquilo para estudar. Isso significa livre de ruídos e distrações, com tudo o que precisemos à mão para não termos que nos levantar constantemente. É claro que, o celular é recomendável que esteja desligado ou, pelo menos, em silêncio.

2

Uma vez estabelecido o lugar, devemos nos organizar com tudo o que devemos estudar. É recomendável fazer um horário com o tempo que vamos dedicar a cada matéria. Nesse sentido, não é demais alternar aquelas que gostamos menos com as que nos sentimos mais à vontade. Assim, o estudo não será tão chato e estaremos mais motivados.

3

Um dos erros mais comuns na hora de estudar e que devemos resolver para estudar melhor, é não entender as matérias. Antes de se preparar para um exame, devemos estar convencidos de que entendemos tudo o que devemos lembrar, porque caso contrário, não serve para nada. Assim, é essencial que falemos com o nosso professor ou com alguém que possa explicar. Aprender algo por alto, a longo-prazo, não vai servir para nada.

4

Uma vez entendido, uma das formas mais fáceis de estudar é com esquemas. Para isso, primeiro temos que sublinhar as anotações e entender o que é o mais importante e o mais irrelevante. Além disso, os truques mnemotécnicos também nos ajudarão muito. Tratam-se de estratégias para relacionar conceitos com palavras, frases e imagens.

5

Ofereça a você mesmo recompensas: não se pode negar que para estudar precisamos de força de vontade. Uma das grandes motivações para fazê-lo é estabelecer recompensas fáceis e gratificantes. Podem ser tão simples como pôr o alarme a cada hora ou fazer um descanso de cinco minutos; uma vez que tenha aprendido um assunto, pode ver o celular; ao terminar uma matéria, pode se levantar para lanchar... Deste modo, estudar não será uma tarefa tão aborrecida e conseguirá encontrar motivação para o fazer.

Inspire-se: 41 frases de motivação para estudar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estar motivado para estudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como estar motivado para estudar

Como estar motivado para estudar
Como estar motivado para estudar

Voltar ao topo da página