Como estabelecer limites para o meu filho adolescente

Como estabelecer limites para o meu filho adolescente
Imagem: elpac.edu.mx

Quando as crianças são pequenas, queremos lhes ensinar normas, estabelecer limites e educá-las da melhor maneira para que possam se desenvolver adequadamente. Quando chegam à adolescência, isto se converte em algo bastante importante, já que nesta idade de mudanças, tanto internas como externas, é imprescindível mostrar um bom caminho para que possam se desenvolver adequadamente como adultos. Por isso, em umComo.com.br queremos aconselhar você sobre como estabelecer limites para seu filho adolescente.

Passos a seguir:
1

Para estabelecer limites, primeiramente você deve ter uma boa comunicação. Para isso, ajude seu filho a expressar seus sentimentos. Se o seu filho adolescente insulta ou bate em um irmão pequeno, é imprescindível lhe perguntar por que o fez e ajudá-lo a exteriorizar esse aborrecimento em palavras.

2

Expresse reconhecimento por seu bom comportamento, seja ao chegar à hora marcada ou tirar boas notas na escola. Todos gostamos de palavras de reconhecimento e elas são motivadoras.

3

Deixe que seu filho participe no estabelecimento das normas e limites. Assim não as sentirá como algo imposto e não estará tão tentado a descumpri-las por achá-las injustas e se sentirá ligado a elas. Faça com que eles entendam as normas, tudo tem um porquê, isto lhes ajudará a negociar para enfrentar a vida adulta bem como saber escutar sem ser intransigente. Ele deve ter então a oportunidade de ser escutado e de colaborar.

4

O exemplo é a melhor maneira de estabelecer limites. Se você bate em seu filho ou grita com ele, está lhe ensinando que estes são métodos diretos de agir perante um desacordo em vez de lhe ensinar a negociar e a debater. Os gritos doem e afastam, em vez disso, respire fundo e lhe ensine a discutir falando de uma forma inteligente e mostrando respeito.

5

Estabeleça tarefas domésticas e responsabilidades dando-lhe uma margem de decisão. Para isso, sente-se com seu filho e com papel e caneta estabeleçam um quadro de responsabilidades em conjunto para os membros do lar, onde tenham as decisões de cada um.

6

Mostre-se consistente e firme perante as decisões. Quando seu filho aprender que você não cede, deixará de insistir. Se perceber que você cede ou que é vulnerável, aprenderá a questionar tudo o que disser ou qualquer norma imposta.

7

Seja fiel aos seus valores e seus princípios. Seu filho adolescente deverá aprender a respeitar seus valores, ainda que lhe responda negativamente, lembre-se de que não é seu pensamento real, mas está dentro do comportamento do adolescente questionar o sistema que o controla e continuará tentando excluir esses limites. De modo que se ele diz que os pais de algum amigo permitem que ele volte mais tarde para casa, faça-o entender que vocês são diferentes dos pais desse amigo e que na sua casa há alguns valores diferentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estabelecer limites para o meu filho adolescente, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.