Como esquecer as lembranças ruins

Como esquecer as lembranças ruins

Há muitas razões pelas quais queremos esquecer as coisas, é possível que as lembranças nos deixem tristes, nos envergonhem, aborreçam ou só inquietem. No entanto, a habilidade de esquecer as coisas propositadamente como solução óbvia (a escolha de esquecer) é, na verdade, parte do problema.

Neste artigo de umComo você aprenderá a explorar o que lhe faz lembrar e formas pelas quais você poderia ser capaz de escolher conscientemente o esquecimento. Continue lendo e saiba como esquecer as lembranças ruins.

Por que você lembra do problema?

Trate de entender por que você lembra do problema investigando o que está acontecendo. Na verdade, é, sobretudo, porque você ainda não terminou com ele, mas significa que você não está disposto a deixar que o passado seja passado.

Também podem existir problemas secundários, como você querer fazer alguma coisa a respeito do evento, desfazer tudo o que aconteceu, consertá-lo ou simplesmente esquecer dele - e é aí onde mora o problema.

Cada uma destas causas para lembrar na verdade reforça a necessidade de lembrar.

Considere como lembrar

Os pensamentos chegam por acaso ou é o que acontece em resposta a um estímulo, como ver, ouvir, sentir ou cheirar alguma coisa relacionada ao evento? Os desencadeantes da memória podem ser muito sutis e, às vezes, nos pegam completamente desprevenidos.

É muito importante saber o que está fazendo você lembrar o caso particular que você está tratando de esquecer. Às vezes, um sentimento pedirá à lembrança para criar novos sentimentos. É muito parecido com uma linha de peças de dominó todas unidas entre si, uma cascata, tudo simplesmente "cai em seu lugar" e a lembrança ocorre.

As fotografias ou álbuns de fotos são um estímulo fundamental. É possível que você queira lembrar-se de alguma coisa em particular, mas ao ver outras imagens destas páginas pode pedir à memória que se lembre de outra coisa. Muito parecido ao efeito bola de neve.

Retirar o estímulo para esquecer

Se você quiser esquecer um acontecimento triste e houver símbolos e imagens que o rodeiam constantemente, relacionados com esse acontecimento, será praticamente impossível esquecer.

Neste caso, você precisará guardar os "detonadores" ou os símbolos que você enfrenta. Talvez você precise até redecorar ou tirá-los de onde estão para fazer um recomeço.

A velha frase: "Olhos que não veem, coração que não sente".

Entender o contexto da lembrança

Para esquecer, você deve estar disposto a deixar para lá. A forma de fazer isso sempre depende do contexto. Há muitas maneiras diferentes de fazer isto e frequentemente são intercambiáveis, por isso é melhor para compreender isto, simplesmente um método ou uma prática que você pode utilizar sempre que quiser.

Se você se sente obrigado a lembrar-se de alguma coisa, mas quer esquecer, então avalie o benefício de continuar tendo a lembrança. É possível que se sinta obrigado porque ainda está obedecendo às expectativas de outra pessoa, ou a interpretações sobre a forma de pensar, e não à sua própria.

Caso se trate de uma tragédia em sua família ou amizades, você pode amar o suficiente para perdoar e seguir em frente?

Se tiver uma lembrança constrangedora ou de arrependimento, está disposto a aprender dela? Para satisfazer a sua mente você terá consciência de não repetir esse erro? Castigar-se constantemente por algo ruim do passado impede o seu crescimento, ou deixar para lá a lembrança que gera a sua vergonha interna.

Talvez você se lembre de alguma coisa ou de alguém, um tempo mais feliz ou um lugar. Às vezes estas lembranças são uma forma que a mente tem de te dizer para seguir em frente e melhorar a sua vida. A mente utiliza com frequências as lembranças e os pensamentos como um aviso, ou uma distração, mas estas correntes de pensamento podem ser dominadas facilmente por pensamentos mais estressantes e desejos. Neste caso, pergunte-se se ao evitar fazer o trabalho duro agora você pode simplesmente criar mais problemas no presente e no futuro.

Substituir o assunto: Cuidado!

Esqueça uma lembrança pensando em um assunto diferente, de preferência um assunto que faça você se sentir melhor. Distrair-se desta forma pode ser um bom apoio para ajudar você a recuperar a confiança e um certo equilíbrio mental, mas não funciona como um meio para deixar ou abandonar a memória.

Usado incorretamente é muito parecido a forrar sobre as rachaduras - o problema continua, esperando você baixar a guarda. Utilizado apenas como distração, é muito parecido a correr e esconder-se de suas próprias lembranças, e assim você só está fortalecendo-as mais para dominarem você e o intimidarem.

Apesar disso, em última instância, você precisa enfrentar a questão, mas o método de substituição de pensamento pode dar benefícios quando usado como forma de recuperar o equilíbrio quando se está estressado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esquecer as lembranças ruins, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.