Escrever uma tese

Como escrever uma Metodologia de uma Investigação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever uma Metodologia de uma Investigação

Independentemente do seu projeto de investigação ter dado resultados e pontos de vista importantes ou não, pode escrever um documento tecnicamente forte. A chave para escrever um trabalho de alta qualidade é ser meticuloso e conciso, e incluir todas as secções mais importantes, inclusive a metodologia. A metodologia é a seção do documento em que se descrevem os objetivos da investigação e os métodos pelos quais se pretende chegar a esse objetivo. Para que saiba mais sobre a melhor forma de o fazer, em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe como escrever a metodologia de uma investigação.

Passos a seguir:
1

Escrever uma breve introdução na secção da metodologia no seu conjunto. A introdução deve conter os objetivos da investigação experimental (ou reiterar brevemente se foram descritos numa seção anterior), e deve sugerir diferentes desafios que se podem interpor pelo caminho da realização destes objetivos. Para esta introdução geral, o ideal será apenas um parágrafo e deve ter o seu próprio título.

2

Escreva um resumo da sua metodologia de investigação. Mais uma vez, esta seção deve ser relativamente breve, mas pode ser mais comprida do que a introdução. O resumo rápido deve cobrir todos os componentes principais dos métodos que utilizou para fazer a sua investigação, omitindo todos os detalhes menores. À medida que escreve, tenha em conta que o objetivo deste resumo é informar os leitores que não leem a versão longa da metodologia que se escreverá de seguida. Esta seção também deve ter o seu próprio título.

3

Comece a metodologia com um novo título. A primeira parte da metodologia estendida deverá abordar os métodos de coleta de dados. Esta seção deve ser aprofundada, mas não excessivamente comprida, e deve descrever em termos exatos todos os métodos que utilizou para alcançar os objetivos da investigação através da coleta de dados. Pode incluir vários parágrafos dentro desta seção, tais como materiais, participantes, duração da investigação e os procedimentos passo a passo.

4

Deverá seguir a metodologia estendida escrevendo a secção de análise de dados. Da mesma forma que a secção de coleta de dados, estes parágrafos devem ter todos os detalhes do sistema que se utilizou para extrair conclusões significativas a partir dos dados que recolhemos. Os subtítulos também podem ser apropriados para esta secção, mas os tipos de subtítulos que utilizar dependem totalmente do assunto da investigação.

5

Corrija e edite o seu trabalho. Certifique-se de indicar a metodologia com a sua própria secção dentro da tabela de conteúdos para os seus trabalhos de investigação. Lembre-se que a metodologia deverá ir juntamente com a introdução da investigação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma Metodologia de uma Investigação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Escreva no passado.
  • Ao escrever um trabalho de investigação para uma disciplina, remeta-se sempre ao estilo específico e às directrizes de composição dadas pelo seu instrutor. Embora a maioria dos trabalhos de investigação sigam uma fórmula comum, há várias escolas de pensamento sobre alguns dos pontos mais delicados.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escrever uma Metodologia de uma Investigação