Como escrever uma breve biografia
Às vezes é necessário escrever uma breve biografia sobre você mesmo para uma finalidade relacionada com o trabalho. Estas biografias são utilizadas para diversos fins, para pôr no boletim da empresa ou para enviar junto com uma proposta ou relatório. Quando pedem que você escreva uma biografia, assegure-se de escrevê-la em um tom profissional e de pedir a um colega de trabalho para revisá-la.
Passos a seguir:
Coloque seu nome completo na primeira linha do documento.
Inclua o cargo de trabalho, o nome da empresa e o tempo em que você ficou na empresa. Por exemplo, frases como "Manuel López, coordenador de gestão, esteve na companhia durante nove anos".
Mencione as distinções ou reconhecimentos relacionados com o trabalho.
Lista de títulos e das respectivas instituições educativas. Se a instituição for muito conhecida, em forma de acrônimo, que é possível usar, se não for, escrever por extenso o nome da escola.
Lista de cargos ocupados anteriormente, mas que estejam relacionados. Por exemplo: "Anteriormente, López desempenhou-se como gerente de Indústrias de ABC."
Inclua um contato, endereço de e-mail ou número de telefone.
Escreva a biografia em terceira pessoa, nunca em primeira pessoa. Assim, após dar o nome completo, continuar utilizando apenas o sobrenome ao longo da biografia. Além disso, nunca use a palavra "eu", em vez disso utilize "ele" ou "ela".
Evite referências religiosas ou políticas. Portanto, não inclua nenhum prêmio relacionado com igrejas, por exemplo. E não mencionar a família. É pouco profissional dizer que se está casado e com três filhos em uma biografia relacionada com o trabalho.
Seja breve. Dependendo da finalidade da biografia, trate de escrever não mais de seis frases.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma breve biografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.