Como escrever uma autorização formal

Como escrever uma autorização formal

São frequentes as vezes em que não podemos fazer algum procedimento nós mesmos e temos que autorizar alguma pessoa da nossa confiança para realizá-lo por nós. Para isso são utilizadas as autorizações por escrito, para as quais não existe um modelo único regulamentado, mas uma tipologia comum que costuma ser usada na maioria das vezes para uma infinidade de casos. Por isso, em umComo.com.br contamos-lhe em poucos passos como escrever uma autorização formal.

Passos a seguir:
1

Quanto ao formato, escolha uma folha em branco sem enfeites e, se possível, redija o texto no computador em vez de fazê-lo à mão. Você pode colocar no começo um cabeçalho com letra de maior tamanho que diga "Autorização".

2

Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário.

3

Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome. Por exemplo, "a recolher o título comprovatório do curso de idiomas", "a preencher a solicitação de inscrição" ou "a recolher a encomenda postal com o localizador número XXX", etc. Dependerá da cada caso específico.

4

Acabe a autorização com esta frase, em um parágrafo separado: "E para que assim conste e surta efeito, assino em Cidade e data". Acrescente sua assinatura a seguir e já está pronta a sua autorização formal. Você pode acrescentar seu nome e sobrenome escritos também no computador junto à assinatura, caso esta seja pouco legível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma autorização formal, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Você pode acompanhar a autorização com uma fotocopia do seu RG, que dará ainda mais segurança às pessoas quanto à autoria do texto.