Partilhar

Como escrever um ensaio descritivo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever um ensaio descritivo

Muitos ensaios descritivos são comoventes, divertidos ou dramáticos. Um ensaio descritivo consiste num relato vivido sobre uma pessoa, lugar, evento ou situação. O estado de espírito dependerá dos detalhes que deseje incluir. Os melhores ensaios descritivos frequentemente contêm uma mistura de elementos, tanto humorísticos como dramáticos, mas provavelmente deve querer enfatizar um estado de espírito sobre o outro. Assim deverá eleger com cuidado os detalhes, mas não tenha receio de explorar algo que à primeira vista pareça insignificante. Às vezes um pequeno gesto, um olhar, ou evento têm um peso simbólico e fará o ensaio mais significativo.

Também lhe pode interessar: Como escrever um ensaio argumentativo
Passos a seguir:
1

Escolha um tema que se foque numa pessoa, lugar ou evento. Todos eles convidam a uma descrição.

2

Comece com um episódio significativo, no lugar de uma declaração de intenções ou uma tese. Num ensaio descritivo, pode deixar a tese implícita. Uma tese implícita não é rotundamente afirmativa, mas tudo no ensaio leva o leitor a ver a ideia e o sentimento que está a descrever.

3

Desenvolva o corpo do ensaio com os passos que incluem a ação, o diálogo e as imagens. Não há necessidade de incluir tudo, mas sim discutir os aspetos importantes. Se estiver a descrever uma pessoa, use historias, acontecimentos, alguma descrição física e talvez uma citação favorita para trazer a pessoa para a vida. Mencione os defeitos de caráter, assim como os traços admiráveis. Se quiser descrever um lugar, inclua as pessoas e os objetos nesse lugar, assim como as cores e os odores. Para descrever um acontecimento/evento, inclua também detalhes físicos da sua localização, e mencione as pessoas, objetos, sons e odores. Tenha especial cuidado ao descrever a ação de um evento.

4

Siga o antigo conselho: mostre, não diga. Para isso, utilize uma grande quantidade de impressões sensoriais e descreva a ação com verbos fortes. "Ela ficou triste", está a dizer ao leitor como a pessoa se sentia. Compare isto com "o rosto despedaçado como um cristal, e começou a chorar em plena luz do sol", que mostra ao leitor algo que se parece com a tristeza.

5

Acabe o ensaio com uma imagem final e alguns comentários reflexivos. Idealmente, a imagem final funcionará de forma simbólica. Os comentários não necessitam explicar o ensaio, embora pudessem. Em qualquer caso, as suas observações finais e a descrição devem evocar a importância do ensaio, deixando o leitor com uma impressão duradoura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um ensaio descritivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Os detalhes de um ensaio sobre uma pessoa, lugar ou evento funcionam muito bem entre si. Não necessita limitar a sua descrição, omitindo qualquer detalhe.

Escrever comentário sobre Como escrever um ensaio descritivo

O que lhe pareceu o artigo?

Como escrever um ensaio descritivo
Como escrever um ensaio descritivo

Voltar ao topo da página