Como escrever um bom artigo de opinião

Como escrever um bom artigo de opinião

Escrever um artigo de opinião é algo muito pessoal, já que reflete a visão subjetiva de uma pessoa sobre um tema de forma concreta. Em um tema tão subjetivo e sujeito a tantas interpretações há poucos manuais que valham, mas pelo menos é possível dar algumas recomendações que pode seguir no começo se quiser saber como escrever um bom artigo de opinião.

Passos a seguir:
1

Documentar muito bem. Existem pessoas que diariamente se dedicam a escrever artigos de opinião falando de temas que só conhecem de ouvido, mas com frases que soam muito reais. Por respeito aos leitores e a si mesmo, o primeiro passo antes de escrever um texto deveria ser inteirar-se suficientemente sobre um tema, se não o conhece em profundidade. Assim é possível opinar com mais fundamento e encontrar mais argumentos para defender uma posição em concreto.

2

Para escrever um artigo de opinião tenha estilo próprio, mas leve em conta quem são seus leitores. Não é a mesma coisa escrever em um diário generalista de tirada nacional e em uma revista de esporte ou revista de moda. Em cada publicação há um tipo de leitor e um estilo mais ou menos unitário, mas o bom da seção de opinião é que precisamente permite "tirar o pé do chão" e dar mais liberdade ao escritor. Isso sim, dentro do estilo que decide manter (mais agradável ou mais sério, mais analítico ou menos preciso), o ideal é manter algumas pautas reconhecíveis dentro de sua escritura. Afinal de contas cada vez que publica um artigo está contribuindo para criar uma imagem de si mesmo entre seus leitores, leve isso em consideração.

3

Utilize os recursos literários adequadamente. Dependerá fundamentalmente do tipo de público para quem escreve, mas em linhas gerais tanto pode prejudicar um estilo demasiado pobre e simples como muito carregado e pedante. Procure um equilíbrio e tente não abusar de recursos como a metáfora, ou similar, a hipérbole, etc. Isso sim, utilizados convenientemente estes recursos são os que marcam a diferença entre simplesmente um bom texto e uma peça extraordinária. Misture com cuidado seus ingredientes e terá um texto de primeira. Abuse deles e os convidados abandonarão o jantar antes do tempo.

4

Se você quer escrever um bom artigo de opinião acrescente umas gotas de humor. Mais delicado inclusive que o ponto anterior, e mais difícil de aplicar, ainda que não o pareça. Aplique uma dose de fina ironia ou conte uma história incrível, pois isso pode tornar sua coluna de opinião um sucesso. Uma piada sem graça ou o abuso desse recurso, pode ter um efeito demolidor e pode acabar se virando contra si, assim sendo deve fazer tudo com cuidado. Mas se acha que esse tipo de recurso é bom, e se o tema permitir, introduza sempre que possível um pouco de humor, seus leitores vão agradecer.

5

Tenha um critério próprio. Este ponto pode ter também uma especial dificuldade. Muitas vezes o fácil é seguir a corrente geral de cada momento sobre um tema concreto, fazendo-o de forma segura. No entanto, por vezes os artigos que fazem mais sucesso são precisamente os que vão contracorrente. Se você tem uma opinião própria, ainda que não coincida às vezes com a maioria, seguramente muita gente também sabe apreciar e saberá diferenciá-lo dos demais.

6

Evite cair na provocação. Relacionado com o anterior, uma coisa é ter critério próprio e outra muito diferente é fingir uma postura com o único fim de alimentar uma polêmica e conseguir de maneira fácil muitos leitores. Há quem seja especialista neste tipo de estratégias, criando personagens literárias no meio do caminho entre a realidade e a ficção, mas em teoria não deveria ser esse o caminho para escrever um bom artigo de opinião. No início este tipo de artimanha pode ser o caminho mais rápido para o sucesso fácil e as visitas na Internet, mas em muitas ocasiões este tipo de postura acaba sendo descoberta e causa o descrédito do autor.

7

Não deixe nunca de ler. Imprensa, livros, redes sociais, revistas, diários digitais. Se quiser encontrar inspiração para escrever sobre qualquer tema, o melhor método é sair para procurar. Igualmente rádio, televisão, cinema. Seja curioso e não deixe de alimentar sua mente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um bom artigo de opinião, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.