Como escrever corretamente um relatório

Como escrever corretamente um relatório

Um relatório é uma escrita que tem por objetivo comunicar e informar de uma situação desde diferentes perspectivas; um relatório pode ser solicitado em qualquer âmbito, trabalhista, estudantil, universitário, religioso, comercial, entre outros, mas para sua elaboração existem passos que devemos conhecer e seguir.

Passos a seguir:
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Um relatório deve ser elaborado com linguagem clara, precisa, concreta, objetiva, devem-se excluir opiniões pessoais expressadas por verbos como creio, penso, gostaria, desejo, e ao invés deles devem ser usados termos como observa-se, foi analisado, procedeu-se, etc.

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Os tipos de relatórios podem ser de forma expositiva, interpretativa e demonstrativa. O relatório expositivo consta de uma sequência de fatos narrados sem análise e interpretação alguma do autor, deve conter antecedentes que ajudem a compreender os fatos narrados, como por exemplo a venda de produtos em lojas comerciais.

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O relatório interpretativo analisa as situações para tirar conclusões e poder recomendar, por exemplo, a realização de uma avaliação sobre certas práticas pedagógicas.

O relatório demonstrativo é aquele proposto após um estudo, descrevendo os passos seguidos, as conclusões obtidas, etc. Também recebe o nome de científico ou técnico.

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A realização de um relatório passa pelas seguintes etapas: fixe seu objetivo, selecione a informação, analise a mesma, avaliei e verifique, estruture seu relatório e então comece a trabalhar no mesmo.

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Para fixar o objetivo faça as seguintes perguntas: Para quem é o relatório? Que uso ele terá? O que é que se pretende conhecer? Que conhecimentos tem do tema?

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Defina a fase preliminar das atividades que serão realizadas para conseguir os critérios de avaliação propostos. Determine as fontes de informação, os recursos humanos e recursos materiais para conseguir os dados necessários.

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Analise a informação selecionada dos dados, sua organização e comparação.

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Avalie os dados e verifique-os, consolide a informação, organize e redija o relatório escrito.

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A estrutura do relatório divide-se em três partes: a introdução responde à pergunta "para quê?", "por quê?" e "com o quê?". O desenvolvimento apresenta os procedimentos ou metodologia usados para reunir a informação, responde à pergunta "Como?"; E finalizando nosso relatório, temos a conclusão onde se apresentam os resultados obtidos, respondendo à pergunta "O que foi encontrado?". E "o que deve ser feito?"

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Os conselhos gerais para usar no seu relatório são os seguintes: seu relatório deve ser objetivo. Não é permitido ser subjetivo, mencione todos os dados possíveis, seja organizado, descreva com detalhe cada passo seguido, cite as fontes de informação consultadas, coloque ênfase na qualidade e não na quantidade, escreva parágrafos curtos, claros, precisos e concretos, exponha tudo de forma precisa, e apresente seu relatório.

Leitura complementar: Como começar um relatório

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