Partilhar

Como escolher uma faculdade

Como escolher uma faculdade
Imagem: telemundo52.com

Escolher uma faculdade após o término do colegial, ser aprovado ou selecionar uma carreira universitária, nem sempre é fácil. Às vezes, são as próprias notas que determinam se você poderá estudar ou não em uma determinada faculdade, mas se este não é o seu caso, leia este artigo de umComo.com.br, onde lhe explicamos como escolher uma faculdade.

Também lhe pode interessar: Como entrar em uma faculdade federal
Passos a seguir:
1

Antes de optar por uma faculdade ou outra, você deve saber com clareza o que deseja estudar. Dependendo do tipo de carreira do seu interesse, sempre existirão faculdades mais ou menos prestigiadas que podem ajudar o estudante a alcançar seus objetivos profissionais, já que algumas faculdades contam com uma excelente reputação em algumas áreas.

2

Uma vez decidido o que estudar e quais as mais prestigiadas instituições para fazê-lo, procure uma faculdade que ofereça todo o tipo de facilidades para o aluno, ou seja, convênios acadêmicos nos quais sejam mantidas boas relações com o exterior, convênios de ajuda acadêmica para apoiar seus estudantes em seus estudos, ou convênios com empresas para que os universitários coloquem em prática, após a formação, tudo que aprenderam no mundo exterior.

3

Se o seu orçamento ou o de sua família é restrito, não procure universidades nas quais precise desembolsar uma grande quantia de dinheiro a cada ano letivo. Procure algo dentro do seu orçamento.

4

Compare os planos de estudos de cada faculdade. Atualmente, as faculdades de Bolonha têm equiparado seus planos de estudos aos exigidos na Europa. No entanto, há matérias próprias de cada instituição acadêmica que não são oferecidas igualmente em todas as faculdades.

Como escolher uma faculdade - Passo 4
Imagem: gmcrh.mx
5

Cada faculdade exige que os candidatos atendam a uma série de requisitos para admissão. Veja como é o processo de admissão na faculdade para a qual esteja se candidatando e verifique, antes de tomar uma decisão definitiva, se você reúne todos os pré-requisitos.

6

O horário também é muito importante. Não é a mesma coisa se dedicar unicamente a estudar e se dividir entre os estudos universitários e o trabalho. Por isso, ainda que os horários das aulas possam sofrer alterações durante o curso, é melhor verificar se esta carreira é oferecida no horário da manhã e tarde ou somente no horário da manhã ou da tarde.

7

Escolha a faculdade antes de concluir o prazo regular de matrícula. Haverá sempre mais vagas neste período do que no período de matrícula extraordinária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma faculdade, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como escolher uma faculdade

Como escolher uma faculdade
Imagem: telemundo52.com
Imagem: gmcrh.mx
1 de 2
Como escolher uma faculdade

Voltar ao topo da página